quinta-feira, 26 de abril de 2012

A CPI do Lula

Como nunca antes na história desse país, Lula, durante seu governo, fez de tudo para inviabilizar as CPI's. Inverteu situações acusando de golpistas todos os que se batiam pelo esclarecimento da verdade; chegou mesmo a declarar, e não apenas uma vez, que o mensalão jamais existiu, que foi tudo uma invenção da imprensa burguesa que o queria fora do poder. Não é que agora, subitamente, ele surge convertido no paladino da ética e da moralidade! Aliás, reconversão, porque quando o PT ainda não tinha chegado ao poder, seus militantes pregavam alucinados em praça pública, com os olhos saltando das órbitas, exatamente essa mesma ética e essa mesma moralidade que fizeram questão de esquecer nos anos "dourados" do desgoverno de sua excelência o molusco.

Não se argumenta aqui que não deva ter CPI. Ao contrário! Seja quem for, e de que partido for, que tiver enlameado as mãos com os recursos públicos, comete, em minha opinião, um crime de traição à pátria e deve ser investigado, julgado e punido, se for culpado. E a punição, nesse caso de roubo de dinheiro público, deveria incluir a proibição pela vida toda de exercer qualquer outro cargo público, eletivo ou não. Nesse caso não estaríamos na situação esdrúxula de ter um Collor julgando colegas por corrupção.

Mas, voltando ao Desencarnado, o quê explicaria essa súbita reconversão aos padrões morais do recente chefe do chefe da quadrilha? Sendo, no bom e no mau sentido, o animal político que é, com certeza farejou sangue... e a possibilidade de ressurgir na arena política, ditando novamente as cartas e jogando areia no governinho de sua cupincha. Já que ela consentiu em defenestrar vários de seus (dele) ministros e vendo que sua influência no Planalto e nos rumos do governo tende a diminuir, a arena que uma CPI, ainda mais contra um líder da oposição, lhe propicia é mais do que Lula poderia desejar nesse momento.
Não interessa a ele que uma CPI possa explodir o governo Dilma no contrapeso, ou pelo menos paralisá-lo. Qualquer que seja o resultado do governo Dilma será bom pro Lula: se for um bom governo, foi ele quem indicou, se for mau, foi mau, apesar da ajuda dele. Pois é assim que pensam e planejam os nossos políticos. Estão pouco se lixando para o bem público e o povo é só massa de manobra.
O problema com essa estratégia é que não existe CPI controlada. Os interesses são tantos e tão conflitantes, os tentáculos do contraventor Cachoeira são tão amplos e a base aliada é tão grande e tão pouco santa, que muito provavelmente será envolvida nos escândalos e suas impressões digitais vão aparecer aqui e ali nos diversos "malfeitos" que certamente virão à luz. Nesse caso, não vai dar para Lula conduzir a CPI como uma farsa como é seu desejo. Podemos então ter o desmascaramento da maior quadrilha jamais vista em toda a podre história política desse país, cobrindo todo o arco ideológico e envolvendo todos os partidos. Mensalão vai ser fichinha!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Tsunami de besteiras

Bem xoxa essa viagem aos States, hein? Nada de declarações bombásticas, nem mesmo sobre Guantânamo, prisão de terroristas, que ela entretanto fez questão de criticar em sua recente passagem por Cuba, ao mesmo tempo em que ignorava as centenas de presos políticos que apodrecem nas masmorras cubanas sem uma palavra de solidariedade dessa ex-presa política.
De tudo o que colheu nessa visita ao "irmão do norte" parece que o mais importante foi a liberação da cachaça por lá. Agora os Estados Unidos reconhecem a cachaça como bebida brasileira e nós reconhecemos o bourbon como bebida americana. Que novidade! Ah, mas a cachaça agora vai ser importada sem tarifas por eles, ou seja, os bebuns de lá vão deitar e rolar. E viva a indústria nacional (da cachaça).
Ah, D. Dilma reclamou também do tsunami...de dólares que estão vindo para cá. Segundo ela, isso é que está desindustrializando o Brasil, não são os custos abusivos do país, a sua monstruosa carga tributária, o desperdício, a roubalheira, que fazem a indústria nacional perder competitividade no mercado internacional, não. A culpa é do Tio Sam que libera muitos dólares para reativar sua economia e esses dólares inundam o Brasil "estragando" a nossa. Coitado do Obama, tem que ouvir cada coisa e ainda fazer cara boa e dizer que é um sortudo.
Se não fosse pela diplomacia era para o Obama responder:
minha senhora, dólares sempre vão para onde são melhor remunerados. Como vocês no Brasil são ricos e podem pagar aos nossos investidores taxas de até 40% ao ano porque não migrar para lá? Se a senhora quisesse realmente ajudar a ecomomia de seu país deveria baixar os juros a quase zero de modo que os nossos dólares ficariam aqui e os seus reais é que iam querer vir para cá.
Fico sem saber se essa gente do governo faz essas coisas de caso pensado mesmo ou se realmente acreditam na seriedade disso que falam. Em qualquer dos casos é uma lástima porque, ou não conseguem enxergar a realidade, ou fingem que ela é outra coisa. Isso significa que a realidade ficará como está, com suas mazelas, seus problemas e nosso país ainda vai custar muito para sair da situação de pobreza e ignorância em que essa classe política o tem mantido.

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa