quarta-feira, 4 de março de 2015

Tsunami

Os americanos tem uma expressão - "monkey business"- para designar uma atitude ou atividade que só pode dar em trapalhada ou em algo ilegal. É como se alguém pusesse um macaco para gerir os negócios de uma grande empresa.
Por mais ativo que o macaco seja, pegando dois ou três telefones ao mesmo tempo, pulando da cadeira para a mesa e vice-versa, balançando-se no lustre da sala, os negócios irão de mal a pior. A moral da história é que atividade e barulho não substitui inteligência e capacidade.
Dona Dilma parece exatamente a gerente de um grande, desencontrado, absurdo e tragicômico "monkey business" no governo. Não acredito que seja possível tanta ruindade de propósito. Em algum momento, por mais que o caráter dessa gente tenha se deteriorado pelos anos de lavagem cerebral esquerdopata, em algum momento, ela deve fazer alguma coisa com boa intenção. O problema é que de boa intenção o inferno está cheio, como diz o ditado.
Boa intenção apenas, se é que existe, não substitui competência, capacidade de entender os problemas, qualidade de planejamento, enfim, aquilo que se convencionou chamar de inteligência gerencial.
É claro que para exercer o papel de chefe de Estado, só isso não basta, há que ter outra qualidades além dessa. Tem que ter tato político, capacidade de negociação, humildade para perceber as próprias limitações, mas antes de tudo tem que ter essa capacidade de gerir ou, não a tendo, de saber cercar-se de gente capaz. Lula tem essa habilidade, ou melhor dizendo, essa esperteza. Ele sabe quando não sabe e se cerca de gente que sabe fazer e ainda sai com os louros.
Mas Dilma é burra até a medula dos ossos. Não é capaz de perceber nem mesmo o tamanho da própria burrice. E com seu tato elefantino só se cerca de gente ainda pior do que ela. Se as consequências disso não nos atingissem poderia ser até cômico. Mas como nos atingem em cheio e não temos sequer a opção de nos livrar dela rapidamente, temos que ficar sentados a ver o tsunami se aproximando da praia. Sabemos que vai nos atingir, mas não temos para onde correr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa