sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Abraço de afogado

O Brasil é um país tão surrealista que até o impensável vira figurinha carimbada do quotidiano. Ou não seria impensável, em qualquer país do mundo, o chefe de Estado se deslocar ao encontro de um cidadão comum (ainda que ex-presidente) para discutir com esse cidadão um assunto policial privado? Pois Dilma fez isso. Saiu de Brasília e gastou do nosso dinheiro (que já está escasso) em uma viagem presidencial, com tudo o que isso implica, em planejamento, segurança e o próprio custo do deslocamento de uma aeronave, para se encontrar com o seu chefe, Lula.

E a  agenda do encontro foi discutir a situação do sítio de Atibaia, como se esse assunto fosse de interesse dela! Bom, isso gera uma desconfiança imediata: será que é do interesse dela? Mas esse interesse é em qualquer caso, um interesse privado. O único interesse que  o Estado brasileiro possa ter nesse sítio é o interesse policial!
Se ela foi lá para discutir com Lula o que o governo pode fazer para protegê-lo, está cometendo mais um crime de responsabilidade e deve ser impichada. Se foi porque tem interesse pessoal no assunto, deve ser investigada e, sendo culpada, impichada!

O que não dá é acharmos normal isso que está acontecendo! Um presidente não pode dispor da máquina pública a seu bel prazer. E nem pode pôr a máquina pública a trabalhar a favor de um cidadão comum, sem qualquer cargo no Estado, e que está sendo investigado e é alvo de suspeitas por todos os lados.
Se ela não quer receber o abraço de afogado de Lula, deveria se manter distante disso, até por causa da preservação da dignidade, ou, como diria o inefável Sarney, da liturgia do cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa