terça-feira, 3 de maio de 2016

A organização criminosa

Até que enfim, a PGR se convenceu de que não há crime sem autor e que,  para haver corrupção ativa, tem que ter um passivo do outro lado. Finalmente o Procurador Janot mandou para o Supremo um pedido de investigação contra: Lula, Dilma, Jaques Wagner, Ricardo Berzoini, Edinho Silva, Palocci, Erenice Guerra, Paulo Okamoto, José Sérgio Gabrielli.

Foi textual em seu despacho: [O esquema do petrolão] "jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dela participasse."
E mais: "Se constatou que Luiz Inácio Lula da Silva, José Carlos Bumlai e Maurício Bumlai atuaram na compra do silêncio de Nestor Cerveró para proteger outros interesses, além daqueles inerentes a Delcídio e André Esteves, dando ensejo ao aditamento da denúncia anteriormente oferecida".

Parece que a lista agora de condenados, réus, indiciados e investigados está praticamente completa. A Organização Criminosa dessa vez foi atingida em cheio. Espero que não se levante nunca mais.
E o caso ainda não acabou. Essa investigação refere-se somente ao petrolão, mas ainda falta a Eletrobras, a Caixa Econômica, o Banco do Brasil, os fundos de pensão e, last but not least, o BNDES.

E, pensar que eles estiveram a um passo do crime perfeito. Pediam propina sob a  forma de doações oficiais. O partido se empanturrando de dinheiro. As campanhas publicitárias multimiionárias pagas com dinheiro desviado da Petrobras e, vamos saber logo, também de outras estatais. O poder executivo nas suas mãos. O Congresso comprado. O STF e STJ sendo, aos poucos, aparelhado. Os blogs, redes e movimentos sociais, sustentados por esse mesmo dinheiro, trabalhando a seu favor.Como um esquema desses poderia dar errado?

Felizmente para nós, brasileiros, aquele velho ditado mineiro continua valendo: a esperteza, quando é muito grande, vira bicho e engole o dono


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa