terça-feira, 27 de setembro de 2016

Omertà

Omertà, no dialeto siciliano, é o nome que se dá ao código de silêncio da máfia. Mesmo em guerra entre si, ninguém dedura ninguém para a polícia. Esse código foi quebrado na operação Mãos Limpas, comandada pelo juiz Falcone, pela primeira vez, pelo famoso Tommaso Buscetta (Don Masino), que foi preso no Brasil. A partir daí, outros "capi" resolveram colaborar com a justiça italiana.
Foi esse o nome escolhido pela PF para sua operação de ontem. Os "capi" no Brasil não tem a  mesma fibra dos sicilianos e já estão abrindo o bico há muito tempo. O código de silêncio deles só permaneceu de pé enquanto a justiça não lhes havia posto as mãos. Depois, tornou-se uma disputa, saber quem fala mais depressa e conta crimes mais cabeludos. Bom pra nós, cidadãos brasileiros, que estamos sendo espoliados por essa máfia desde o momento em que chegaram ao poder.
O presidente da Orcrim, Rui Falcão, veio a público reclamar... do ministro da Justiça! Que teria supostamente sabido da operação antes de ela ser executada. É verdade! O mais importante é discutir a atitude do ministro e não os bilhões que a organização presidida por ele, desviou dos cofres públicos.
O mais importante é reclamar que a Polícia Federal está sendo truculenta, quando essa polícia apenas cumpre corretamente um mandado judicial; que o juiz Sérgio Moro está agindo como um déspota, ignorando o estado de direito, com o fizeram alguns auto-intitulados intelectuais, entre os quais a Marilena Chauí, que pode ser tudo, menos intelectual.
Todos os dias vemos o espetáculo de mais gente ligado ao PT sendo presa, tornando-se réus, sendo indiciadas, etc., e ainda insistem em dizer que é tudo uma perseguição política, tudo é um complô para acabar com o PT.
Quem acabou com o PT foram eles mesmos. Pensaram que podiam tudo, que estavam acima da Lei, embriagaram-se com o poder e com a perspectiva de se manter no poder indefinidamente.
Agora a festa acabou. Não há mais o que dizer. Não há desculpas que colem. Com omertà ou sem omertà. O PT acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa