sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A regra do jogo

Sem recuperação da indústria não há recuperação econômica sustentável. A atividade industrial, juntamente com a atividade agrícola, estão na base da pirâmide econômica. Todas as demais atividades, sejam de comércio, sejam de serviços, dependem da produção agrícola e da produção industrial.
Esse é um ponto preocupante nos dados da economia brasileira: a atividade industrial continua caindo. Caiu 3,8% em agosto em relação a julho. Ainda não há dados de setembro. 

O país se desindustrializou fortemente nesses 3 últimos anos. Isso não foi por acaso. Foi consequência da "Nova Matriz Econômica", uma parafernália de idéias "geniais" saídas da cabela daquela louca, voluntariosa e sem contato com a realidade, que ocupou o palácio do Planalto.
As atividades econômicas são dados da REALIDADE objetiva. Não adianta forjarem-se teorias e pretenderem enquadrar a realidade econômica dentro delas. É mais ou menos como querer mudar a lei da gravidade.

O Brasil é um país hostil à atividade empresarial. O cipoal de regras e leis, a estrutura tributária infame e a carga tributária escorchante, a burocracia asfixiante, a insegurança jurídica, o paternalismo da legislação trabalhista, tudo isso age em conjunto para impedir o empreendedorismo, para afugentar investidores novos e expulsar os antigos. Nessa estrutura só há um vencedor: a corrupção! Para ela, nada melhor que a confusão, nada melhor que um ambiente opaco, entraves burocráticos, cartorialismo e mudanças nas regras do jogo.

Já disse um desses corruptos, recentemente pegos pela Lava Jato: "Isso [a corrupção] era a regra do jogo". Sim, isso é um jogo em que alguns espertos fazem as regras para beneficiarem a si e trapacearem em cima dos bobos pagadores de impostos, que somos nós, os cidadãos.

Precisamos melar esse jogo, misturar as peças no tabuleiro e fazermos as regras, nós mesmos, aquelas que atendam aos nossos interesses e não aos dessa turma de sanguessugas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa