domingo, 28 de maio de 2017

Caos necessário

O Brasil é um país muito engraçado! As leis aqui, além de não valerem para todos, não tem aplicação imediata após sua aprovação e publicação. Fazem-se leis, aliás fazem-se leis em profusão, mas sua aplicação depende...
Depende de quem é por elas atingido, depende de quem está mandando, depende do momento e das circunstâncias.

Querem um exemplo? Dilma e Temer concorreram juntos na mesma chapa; quem votou em um, automaticamente votou no outro. A campanha foi a mesma, borrifada com propinas milionárias como já suspeitávamos e agora temos certeza. A lei é clara e simples: em caso de constatado o abuso do poder econômico, a chapa deve ser cassada! Resolvida a questão? Não!

Surgem no horizonte, Cassandras de todo tipo a vociferar que, se a chapa for cassada e Temer perder o mandato, será o caos! Portanto, a chapa não pode ser cassada, concluem. Mas, e a lei? Dane-se a lei!

Que bela contribuição ao aprimoramento institucional do país estão a dar esses próceres da nação! Aprimoramento institucional, em primeiro lugar quer dizer: o império da Lei! O império da à lei é o que importa em países civilizados, não importa o que aconteça, não importa quem seja atingido. A lei tem que estar acima de todos e valer para todos. Isso é civilização, isso é democracia, isso é progresso social.

O maior mal dessa colônia malfadada é exatamente esse, que vem desde os tempos do descobrimento: a lei não é válida para todos. Isso permitiu as maiores distorções históricas, isso permittiu o ambiente de impunidade que aqui floresceu, isso proporcionou a relação incestuosa entre o poder econômico e o poder político, isso determinou o nosso atraso político, cultural, social e civilizatório.

Se Temer perder o mandato agora, talvez seja o caos mesmo. Mas é disso que estamos precisando. Estamos carentes de um caos que afinal jogue por terra toda essa nossa vergonhosa história e desse caos talvez possa surgir um país novo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa