quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Empurrão para o abismo

A mídia a toda hora reafirma que "as instituições estão funcionando". Funcionando como, cara-pálida? Alguém pode me explicar como é que um poder Judiciário, diante de todas as aberrações vistas e ouvidas, fitas gravadas, mochilas de dinheiro, resolve abrir mão de suas prerrogativas e ainda se diz que "as instituições estão funcionando"?

Onde é que fica o tal sistema de freios e contrapesos? Qual é o freio que o STF exerceu? Qual é o contrapeso ao poder absoluto que conferiu ao Senado? O Senado hoje pode tudo. Podem roubar à vontade, podem criar e manter, como tem criado e mantido, organizações criminosas em permanente ação contra o país inteiro.

Hoje quem está no poder é Renan Calheiros, Fernando Collor, Jáder Barbalho, Romero Jucá e, obviamente, Michel Temer e sua turma.
Já, por sua vez, a Câmara consegue ser ainda pior que o Senado. Tem um quarto de seus membros sendo investigados. E o restante que, ainda não está, não é muito diferente, como raras e notórias exceções.

E o executivo?? Dá até medo de falar! O executivo é apenas uma extensão da Câmara, ou vice-versa. Michel Temer pontifica sobre os dois e sabe fazer muito bem esse jogo, principalmente agora que tem a chave do cofre.

E isso significa que as instituições estão funcionando? Na verdade, estão, mas estão funcionando como organizações mafiosas, tomando conta de tudo, controlando territórios tal como traficantes de drogas. Não tem nada funcionando para o benefício do país.

Cada vez mais toda essa classe política, incluindo-se aí o Supremo, está nos demonstrando que não há saída institucional. Ninguém vai cortar na própria carne. E se não há saída institucional, o que vai acontecer? Outra saída possível está fora das instituições, mas essa pode nos salvar ou nos levar para a beira do abismo. O problema é que estamos sendo empurrados nessa direção pela irresponsabilidade dos membros dessas famigeradas "instituições".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa