quarta-feira, 18 de abril de 2018

O Brejo

Há pouco tempo, Cora Rónai escreveu uma crônica excepcional a
que deu o título "A caminho do Brejo" e, na qual, explicitava os motivos pelos quais o Brasil estava indo pro Brejo.

Pois bem, já não estamos mais indo pro Brejo, já chegamos nele e estamos nos atolando rapidamente. A deterioração do país é visível e perceptível dia a dia. O Rio de Janeiro, por exemplo, está sob intervenção e, nem mesmo assim, a segurança melhora. Ao contrário, parece que, desde que se decretou a intervenção, o crime organizado resolveu enfrentar o aparato estatal-militar e dizer: aqui não! Aqui é nosso território e vocês não mandam.

O paquidérmico estado brasileiro nem de longe consegue enfrentar essas milícias e "comandos" do tráfico. O assassinato da vereadora Marielle foi uma resposta brutal, um recado direto às autoridades, a mostrar que o crime organizado na base da pirâmide social está se tornando incontrolável. E isso acontece porque o crime organizado no topo da pirâmide social extrapolou todos os limites.

A impunidade tolerada até agora pela sociedade brasileira nos levou a isso. Ficamos imprensados entre o crime organizado de baixo e o de cima. Além disso e também por conta disso, as instituições estão se esboroando, ruindo de modo espetacular. Já nenhum dos 3 poderes é mais respeitado no país.O parlamento é considerado um covil de ladrões, o executivo é apenas uma extensão dele e agora o Supremo passou a ser visto pela população como mais um coadjuvante nessa ópera macabra que se transformou a vida política da nação.

Nesse momento, muitos se voltam para as forças armadas! Mas o que podem fazer as forças armadas subordinadas a esse executivo degenerado e corrupto? Só existe uma possibilidade de as forças armadas representarem uma salvação: é não se submeterem mais ao poder executivo. Isso significa golpe, não há outra definição.

Outra possibilidade é afundarmos nesse brejo até a desagregação social. Em outras palavras, até a anarquia e a selvageria. Estamos entre 2 opções muito difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa