domingo, 28 de fevereiro de 2016

Avestruzes na política

Então ficamos assim: enquanto os avestruzes que ainda insistem em defender o PT - como se tudo o que estamos vendo fosse apenas uma grande conspiração da "direita" contra um partido "popular" e "progressista" - enfiam suas cabeças na areia e, enquanto os políticos, mais preocupados com seus umbigos eleitorais brigam por cargos e poder, o país vai cada vez afundando mais na recessão.

Depois de sermos rebaixados por todas as agências classificadoras de risco, o que surge no horizonte não é nada agradável. Vêm se avolumando as nuvens negras da possibilidade do calote. Claro que os agentes do governo vão negar isso peremptoriamente. Vão dizer que é mais uma ameaça da oposição, etc., etc. Mas ó fato é que, matematicamente, o Brasil já está quebrado. Nas condições atuais a dívida é impagável. Pode se ir empurrando o problema com a barriga, esticando prazos, mas cedo ou tarde as contas terão que fechar e não fecham.

É só fazer alguns cálculos simples, como hoje demonstrou o jornal Estado de S. Paulo (ver reportagem aqui): as despesas com o INSS passaram de 100 para 400 bilhões desde o início do governo Lula. A folha de pagamento, no mesmo período, cresceu de 75 para 241 bilhões. As despesas de custeio (administrativas), de 15 para mais de 60 bilhões. Os gastos sociais (bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, etc), de 30 para 120 bilhões e os subsídios (BNDES, empresas automotivas), de 10 para 62 bilhões.  Enquanto isso a receita só diminui: 100 mil lojas foram fechadas no ano passado, 1,5 milhão de empregos foram perdidos, 1 milhão de alunos deixaram as escolas particulares. Tudo isso se reflete em perda de receita dos impostos. A conta não fecha!

Enquanto estávamos no oba-oba, Lula chamando a crise de marolinha e irresponsavelmente mandando as pessoas consumirem mais (isto é, se endividarem), poucos se preocuparam com o crescimento explosivo e desordenado das finanças públicas. Eram os "pessimistas", segundo a Anta, que "seriam derrotados" pela clarividência e discernimento político e adminstrativo do PT e seus aliados "populares e progressistas". Deu no que deu. E muita gente no mundo político ainda não se deu conta de que a festa acabou. Vão querer continuar levando essa farsa adiante, como se viu nas manifestações  comemorativas dos 36 anos dessa praga política.

Há um momento, porém,  em que não resta ao avestruz fazer outra coisa que enfiar mesmo a cabeça na areia e deixar que o resto se exploda. O problema é que esse resto que vai explodir somos nós.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

E os políticos?

Afinal de contas quando é que os politicos vão começar a pagar pelos seus crimes? Os empresários, os publicitários, já estão sendo investigados, indiciados, julgados e condenados, mas e o outro lado?
Haveria alguma remota possibilidade de se montar um esquema de corrupção e desvio de dinheito público tão grande quanto esse a que estamos assistindo, sem a participação, ou melhor, sem o planejamento e a orientação dos dirigentes políticos? Evidentemente a resposta é não! Por que então esses agentes não estão sendo investigados com o mesmo empenho?

Sim, há um pedido de investigação contra o presidente da Câmara, mas Eduardo Cunha não era figura central nesse esquema da Petrobras. As figuras centrais são Dilma, Lula, Zé Dirceu, Gilberto Carvalho, Antônio Palocci e Guido Mantega.
Cunha esteve envolvido em situação lateral, como aproveitador do esquema, não como chefe e mentor. Cunha esteve tão envolvido quanto Renan Calheiros, que vem escapando das investigações, e como Collor que, depois da busca, apreensão e devolução dos carrões e de xingar o Procurador Janot de filho da puta do alto da tribuna do Senado, saiu do foco das notícias e das investigações.

Essa conta nao fecha, a corrupção exige a participação de dois lados. Não pode haver corrupção só existindo o corruptor.
Se o Judiciário se acanhar ou se atemorizar diante do poder político, a situação de desmando e descalabro moral e ético no exercício dos cargos públicos não vai mudar uma vírgula.
Não é dinheiro que saiu do bolso de uma Odebrecht que interessa ao povo brasileiro, mas o dinheiro que entrou no bolso de um político para fazer a vontade da Odebrecht ao invés de cumprir seu dever, e o dinheiro que foi desviado do Erário, da saúde, da educação, da segurança. da infra-estrutura. Isso sim, tem que parar. A nação não aguenta mais.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Empreiteira generosa!

É revoltante! Uma pessoa está levando sua vidinha, sem fazer nada de mais, de repente, uma empreiteira resolve fazer obras em um sítio do amigo do seu filho, - coisa mais natural do mundo - e a pessoa começa a ter que dar explicações! É um absurdo! O fato de o sítio ser muitíssimo frequentado por essa pessoa, de abrigar um barco dela e receber suas mudanças não prova absolutamente nada.
O fato de essa pessoa ter ocupado um cargo que poderia favorecer a tal empreiteira também nada prova. Fou tudo uma coincidência! Uma obra do destino e do acaso. Quem pensa diferente está fazendo uma ilação maldosa e injusta.

Mais revoltante ainda é o fato de um casal - por acaso marqueteiros - que tenha uma empresa offshore só por ter, assim para nada, é moda ter empresas offshore, pois esse casal  recebe em sua "pequena poupança" secreta em um banco da Suíça, cerca de 7,5 milhões de dólares sem saber quem foi o depositante! Meu Deus, como é que alguém faz um negócio desses? 


Deposita esse dinheiro só para criar embaraço ao titulares da conta! 

O casal confessa ter recebido 35 mihões de dólares nessa conta, por sua atuação na eleição de Hugo Chávez. Recebeu também outros 50 milhões de dólares por trabalhos feitos ao presidente de Angola. Só que se esqueceu de declarar esses valores ao fisco brasileiro e estava só esperando passar a lei de repatriação de capitais, para regularizar tudinho! 

A grande coincidência é que quem pagou pela campanha de Hugo Chávez e pela campanha do presidente de Angola, foi a mesma empreiteira que deu uma guaribada no sítio do amigo do filho daquela outra pessoa.

Que generosidade, não é? Quem sabe daí surja uma solução para o problema dos desempregados da crise.

As pessoas que estiverem em dificuldades, por exemplo,  informam seus endereços e os dados de suas contas bancárias para essa empreiteira e ela, generosamente como é de praxe, manda algum dinheiro para tirar essas contas do cheque especial, faz uma reforminha nos apês, que já estava passando da hora, encomenda uma cozinha nos trinques, troca o forro do sofá, manda pintar a sala, bota uma churrasqueira nova na laje. O que não falta é coisa para essa empreiteira fazer. Quem sabe?




terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Lindinho!

No submundo do crime e da clandestinidade predominam os codinomes, uma maneira de disfarçar e esconder as verdadeiras identidades dos atores.
Dilma Rousseff, por exemplo,  já foi Estela, Wanda, Luíza e Patrícia. Genoíno era Geraldo, quando foi preso no Araguaia e delatou de imediato os companheiros. Dirceu era Daniel quando presidiu a UNE, tornou-se Carlos Henrique quando voltou de Cuba e viveu no Paraná, chegando até a se casar sob essa identidade falsa. Já no Petrolão, seu codinome era Bob e, nas planilhas de propina da Odebrecht, simplesmente JD. O ex-tesoureiro João Vaccari era conhecido, entre os pagadores de propina, como Moch ou Vaca.
Lula, como informante do Dops, já foi conhecido pelo codinome Barba; mas no Petrolão passou a ser Brahma, Chefe ou PR. Dona Marisa Letícia, simplesmente Madame ou Dama. Alberto Yousseff era o Primo, Renato Duque, My Way e Pedro Barusco, Sabrina. A doleira Nelma Kodama foi mais exigente e escolheu Angelina Jolie como seu codinome. Guido Mantega era tratado como Amiga, pela quadrilha do CARF. O marqueteiro João Santana era referido como Feira. Seminarista era Gilberto Carvalho. As prostitutas de luxo eram referidas por Youssef como Monik. Até mesmo seres inanimados tiveram seus codinomes, basta lembrar o Pixuleco, que virou símbolo da luta anti-PT.

Porém, o melhor de todos, o mais significativo, foi o codinome que escolheram para Nestor Cerveró: simplesmente Lindinho!  Como diria o Zé Simão: ô raça!

Vamos Supremo!

O Supremo precisa destravar logo esse processo do impeachment. É uma temeridade e uma irresponsabilidade manter a nação assim, em suspenso, sem andar nem para a frente e nem para trás com esse processo, exatamente em uma hora em que precisamos resolver logo a questão política para avançarmos na solução da grave crise econômica.
Que o poder judiciário no Brasil dá mais atenção às firulas, aos adereços, aos detalhes, que ao essencial, já se sabe, mas tem de haver um limite para isso.
Não vamos querer que, de uma hora para a outra, a Justiça  chegue aos século XXI. Isso é querer demais, mas podia chegar ao menos ao século XX e dar mais importância e atenção à REALIDADE objetiva, que ao palavrório abstruso, incompreensível, decorrente de uma pseudo-erudição cafona e anacrônica.
A Lei e as sentenças judiciais (equivalente à lei) são para serem cumpridas e, para serem cumpridas, hão de ser, antes de mais nada, compreendidas.
Já se deu um lago passo com a recente decisão de mandar o condenado em segunda instância para o xilindró, evitando que ele apele indefinidamente e garanta a si mesmo a impunidade. Isso já é um avanço em direção à modernidade, mas falta ainda muita coisa.
No caso do processo do impeachment, a solução já estava pronta, afinal não fazem muitos anos, a sociedade já teve que impedir a continuidade de um ladrão na presidência; ladrão que, diga-se de passagem, tudo indica que reincidiu no crime, agora sob o patrocínio de quem o acusava. Portanto, não era para o Supremo ter metido a colher de pau nesse assunto e ter deixado os representantes do Povo tomarem a decisão. Mas, já que arrogou a si a função de resolver, pois resolva! Não pode é deixar a nação inteira parada à espera que suas majestades togadas despejem a sua luminosa sapiência sobre a maneira como se vão construir os destinos da pátria.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

São outros quinhentos!

O PT tanto fez que conseguiu. O Brasil está tecnicamente quebrado! Matemáticamente quebrado! É só fazer as contas: a dívida pública já chega a 80% de toda a riqueza produzida pelo país em um ano. Em outras palavras, se o governo fosse saldar toda a dívida em 2016, teria que confiscar 80% da renda de todas as pessoas e empresas. 
Já confisca 36%, que é a carga tributária, mas isso não está sendo suficiente pois a dívida só continua crescendo. Só no ano passado a dívida aumentou 22% (500 bilhões). 
 Enquanto isso o PIB caiu mais de 4%, segundo o Banco Central e deve cair mais de 3% em 2016.
Como é que o governo vai cumprir seus compromissos em uma situação como essa? Quem paga as contas do governo somos nós, são os nossos impostos!

A situação está mais do que crítica; ou o governo aumenta os impostos, ou vai dar o calote!  Para piorar as contas, a Petrobras está com uma dívida que já atinge também outros 500 bilhões! Sendo o sócio majoritário dessa empresa, o governo terá que arcar com boa parte desse pagamento, o que não está contabilizado na dívida pública atual. Em outras palavras, serão literalmente outros quinhentos...bilhões!

O PT é um partido grandioso. Tudo que faz é medido em números superlativos. Nunca antes na história desse país, se bagunçou tanto a economia e as instituições, nunca se corrompeu tanto, nunca se roubou tanto, nunca o país sentiu tanta vergonha de si, nunca o povo desacreditou tanto na classe política. E nunca estivemos em situação econômica tão precária e tão sem saída.

A única saída é nos livrarmos o mais rápido possível desse câncer que está corroendo e matando a nação inteira. Temos que extirpá-lo e fazer uma profilaxia para que não volte nunca mais.








sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Não basta impeachment

Não basta impeachment, essa mulher  tem que ser presa por levar o Brasil a essa situação! Isso é um crime contra a pátria e contra os seus concidadãos!
Essa semana, a agência Standar&Poor's rebaixou o país mais uma vez. E não fez isso porque seja golpista, ou não goste do PT, ou não goste do Brasil. A S&P rebaixou o Brasil porque não há outra coisa a fazer diante dos números que apresentamos.

O buraco, em que entramos, está se mostrando muito maior e mais fundo do que parecia. Além de quebrar a Petrobras, o destrambelhado governo da Anta está quebrando também o país inteiro.
Em 2015 a dívida pública atingiu estratosféricos 2,79 trilhões, equivalente a 80% do PIB.  Cada brasileiro hoje já nasce devendo R$ 13,95. Esse valor cresceu 154% durante os governos petistas. E o maior problema é que o PIB não acompanhou esse crescimento da dívida, ou melhor, nos últimos dois anos o PIB retrocedeu e vai retroceder também em 2016.

Em 2005, Lula com seu ufanismo megalômano, anunciou aos quatro ventos que o Brasil tinha pago toda  a dívida externa, quando havia, na verdade, trocado de dívida. Saímos de uma dívida externa que nos custava 4% ao ano e caímos em outra, interna,  que nos custa 15%. Adivinhem quem se beneficiou dessa manobra? É óbvio que foram os Bancos, ou o chamado "sistema financeiro", que vem sugando uma boa parte da riqueza nacional, sob o beneplácito dos supostos esquerdistas. Só de juros, tivemos uma despesa, em 2015, de 368 bilhões!

Apesar de o estoque da dívida, repito, já chegar aos 80% do PIB, ao invés de economizar para diminuir esse valor, estamos fazendo orçamentos com déficit, ou seja, o governo está dizendo que vai gastar mais do que vai arrecadar. E quer lançar mais impostos sobre nós para tentar diminuir um pouco o rombo. E, imposto virá, quer sob a forma de imposto mesmo, quer sob a forma de inflação, pois uma maneira de o governo pagar suas dívidas é diminuir seu valor por via da inflação que corrói o poder da moeda. 
E esse é o pior imposto pois incide pesadamente sobre os mais pobres que não tem recursos para proteger o seu poder de compra.

Isso que o governo Dilma está fazendo é uma irresponsabilidade absoluta, um crime de alta traição à pátria. Só por causa disso, deveria ser escorraçada do planalto e trancafiada num xilindró.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Sem resposta, Lula?

Meu Deus, por quê Lula, a alma viva mais honesta do país, está com medo de depor? Sendo a pessoa honesta que é, não deve ter nada a temer; uma pessoa honesta não cai em contradição, porque não há contradição na verdade. A verdade é uma só. A mentira é que tem muitas caras.

Lula está sob suspeita, injustamente como disse a presidenta, de muitas relações mal explicadas. O seu depoimento seria uma excelente oportunidade de bem explicar essas coisas e tirar de vez a dúvida de nossas cabeças! Por quê ele não o faz? Por quê se recusa a apresentar ao povo brasileiro, aos seus eleitores ao menos, as justificativas que demonstrariam a alma pura e honesta que ele é? Lula quer que a gente continue suspeitando dele? Quer que a gente continue a lhe fazer essa tremenda injustiça? Não pode ser.

Ou ele pensa que não tem que dar satisfações a ninguém, nem aos seus correligionários, nem aos que ainda acreditam no PT? 
Isso não se faz, Lula! O Pt precisa de você! O PT não tem mais ninguém, nos seus quadros, que tenha alguma relevância política. A sobrevivência do PT depende da sua sobrevivência política, Lula! Você sempre foi o mascote e o símbolo do partido. Mesmo que tenha sido um símbolo falso, um mito estrategicamente construído, o PT se espelha nesse mito, o do operário iletrado, pobre e honesto, que chega ao cargo máximo da nação.

Hoje sabemos que sua trajetória foi bem diferente: passou pelos conchavos secretos, regados a uísque e estabelecidos na mesa patronal na FIESP; passou, talvez, por algumas delações de companheiros aos militares (como relatou o delegado Romeu Tuma Filho), passou também por algumas mortes, como a de Celso Daniel (8 cadáveres) e as da Bancoop (3 cadáveres), que nunca foram bem explicadas. Mas o mito sobreviveu a tudo isso. Isso é dificíl para o povão entender e tudo fica parecendo fofoca de comadres. Mas o triplex e o apartamento no Guarujá todo mundo entende e eles estão lá, de pé, não podem ser retirados de cena, não podem ser assassinados. 

A única coisa que Lula pode fazer para salvar a si mesmo e ao seu mito político da perda da virgindade no quesito honestidade é apresentar explicações aceitáveis, claras e cabais, para esses dois imóveis suspeitos. Fugir do depoimento não vai ajudar em nada nesse ponto.


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O país que ia dar certo

O Brasil há 50 anos era o país do futuro. O futuro chegou e o Brasil se tornou o país do passado. O Aedes aegypti, por exemplo, voltou a proliferar aqui como na época anterior à campanha de  Oswaldo Cruz em 1903. A inflação, que supúnhamos domada depois do Plano Real, volta aos 2 dígitos dos anos 80. O dólar supera todos os patamares. Depois do plano Real, em outubro de 2002, com a possibilidade de Lula ser eleito,  a cotação do dólar chegou ao pico de 3,9544, mas agora esse pico já foi amplamente superado. Em 2015 chegou ao récorde de 4,24. Palmas para dona Dilma!
A taxa de juros Selic voltou ao patamar de 10 anos atrás.  A indústria brasileira retrocede 20 anos.
Nada disso acontece por acaso. Foi de caso pensado mesmo. A bagunça foi cuidadosamente planejada, como acontece em todos os lugares em que a esquerda chega ao governo. Os exemplos de Cuba, Coréia do Norte e Venezuela estão aí a comprovar. E os exemplos anteriores dos falecidos regimes comunistas da União Soviética, Alemanha Oriental, Polônia, Albânia, etc., a reiterar a prova.
A razão é simples: não há como produzir riqueza sem trabalho. Os governos de esquerda, todos demagógicos, insistem em querer violar essa regra econômica e persistem na ideia, comprovadamente errada, de que a esmola pode substituir o ganho obtido com o próprio suor.
E a esquerda sabe que só se mantém no poder, enquanto houver párias na sociedade a depender das esmolas, que eles, autodenominados "pais dos pobres", tomam dos que produzem para lhes dar. O problema é que isso é insustentável. Um dia, o dinheiro dos outros acaba e aí vem a derrocada. Os que eram prósperos empobrecem e os que já eram pobres ficam na miséria maior ainda. Margareth Thatcher exprimiu essa verdade de maneira soberba: "o socialismo dura, enquanto dura o dinheiro dos outros".
Aqui estamos em marcha a ré acelerada. O dinheiro "dos outros" já acabou, mas a turma ainda insiste em mais do mesmo. É uma pena ver assim, um país que parecia que ia dar certo.


sábado, 13 de fevereiro de 2016

A sAnta do Planalto

Alguns bocós andaram afirmando, como se fosse uma coisa extraordinária, que a Dilma, no âmbito pessoal, é uma pessoa honesta. É mais ou menos a filosofia do PT, que até para roubar é socialista: pode roubar desde que roube para o partido (coletivismo) e não para si (individualismo).
Pois agora eu quero ver como é que a Anta vai sair dessa. O escândalo está em todas as páginas de jornal em Portugal e se resume assim:

1- O Sr. José Veiga, diretor da Asperbras no Congo, foi preso pela polícia judiciária portuguesa, acusado de corrupção internacional, fraude fiscal, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

2- Essa Asperbras é uma empresa do Sr. José Roberto Colnaghi (é muito José!), cupincha do Palocci, investigado na CPI dos Bingos e cujos negócios na África tiveram financiamento público através do BNDES.
É preciso dizer mais alguma coisa? Não, mas tem mais, muito mais.

3- Dilma perdoou a dívida do Congo e logo depois o PT recebeu 2 milhões da Asperbras. Isso foi noticiado em novembro passado pela revista Época:
A CPI do BNDES descobriu que a Pepper, agência de comunicação ligada ao PT, recebeu R$ 2 milhões da Asperbras. A maior parte do dinheiro foi transferida da Alemanha. A outra, dos Estados Unidos. Lembrando: o contrato da Pepper com a Asperbras foi firmado no Congo, depois de Dilma perdoar a dívida da ditadura africana.
4- O site O Antagonista revela:
"Em novembro, a CPI do BNDES descobriu que a Pepper recebeu R$ 2 milhões por um contrato com a Asperbras no Congo, justamente a unidade dirigida por José Veiga.
Veiga foi detido com Paulo Santa Lopes, irmão do ex-premiê português Pedro Lopes. Foram apreendidos veículos de luxo e R$ 8 milhões em espécie numa das casas do diretor da Asperbras.
O Diário de Notícias informa que José Veiga é parceiro de negócios do presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, o "feiticeiro".
"A Pepper Interativa, agência de comunicação ligada ao PT e investigada na Operação Acrônimo, fechou no ano passado um contrato milionário com a Asperbras, empresa de tubos e conexões do interior paulista. Até aí nada demais. O detalhe é que o contrato foi fechado no Congo."
"Em 2002, na campanha presidencial, Colnaghi cedeu seu avião a Antonio Palocci. Outro avião de Colnaghi, segundo a Veja, foi usado para transportar caixas de uísque de Brasília para São Paulo, supostamente contendo dólares de Cuba para a campanha de Lula.
No mensalão, as remessas do Trade Link Bank, associadas a José Roberto Colnaghi, foram chamadas de Conexão Angola. Agora a Acrônimo pode ter descoberto a Conexão Congo para a campanha de Dilma Rousseff."
5- O ditador congolês, Denis Sassou Nguesso, controla com mão-de-ferro toda a receita de petróleo do pais, que é o 4º maior produtor da África. Mesmo sendo um grande produtor de petróleo, o governo Dilma lhe perdoou  uma dívida de mais de 200 milhões de euros. Essa manobra foi conduzida por Antônio Palocci.

Não é preciso comentar nada, os fatos falam por si.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Abraço de afogado

O Brasil é um país tão surrealista que até o impensável vira figurinha carimbada do quotidiano. Ou não seria impensável, em qualquer país do mundo, o chefe de Estado se deslocar ao encontro de um cidadão comum (ainda que ex-presidente) para discutir com esse cidadão um assunto policial privado? Pois Dilma fez isso. Saiu de Brasília e gastou do nosso dinheiro (que já está escasso) em uma viagem presidencial, com tudo o que isso implica, em planejamento, segurança e o próprio custo do deslocamento de uma aeronave, para se encontrar com o seu chefe, Lula.

E a  agenda do encontro foi discutir a situação do sítio de Atibaia, como se esse assunto fosse de interesse dela! Bom, isso gera uma desconfiança imediata: será que é do interesse dela? Mas esse interesse é em qualquer caso, um interesse privado. O único interesse que  o Estado brasileiro possa ter nesse sítio é o interesse policial!
Se ela foi lá para discutir com Lula o que o governo pode fazer para protegê-lo, está cometendo mais um crime de responsabilidade e deve ser impichada. Se foi porque tem interesse pessoal no assunto, deve ser investigada e, sendo culpada, impichada!

O que não dá é acharmos normal isso que está acontecendo! Um presidente não pode dispor da máquina pública a seu bel prazer. E nem pode pôr a máquina pública a trabalhar a favor de um cidadão comum, sem qualquer cargo no Estado, e que está sendo investigado e é alvo de suspeitas por todos os lados.
Se ela não quer receber o abraço de afogado de Lula, deveria se manter distante disso, até por causa da preservação da dignidade, ou, como diria o inefável Sarney, da liturgia do cargo.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O povo unido jamais será vencido

O PT bem que tentou, mas, felizmente não conseguiu, dividir esse país. Tentou criar do nada uma falsa luta de classes e, dentro da cabeça idiota deles, isso seria conseguido insuflando uns contra os outros, os pobres contra os ricos, os nordestinos contra os sulistas, os brancos contra os negros e os mulatos, os semi-analfabetos contra os cultos, as mulheres contra os homens, e por aí afora.
Houve um momento em que parecia terem conseguido. Com o uso manipulador do "politicamente correto" foram cerceando aqui e ali as pessoas e conduzindo-as, como se conduzem os bois aos currais, ao curral eleitoral do PT, claro.
O objetivo final dessa doutrinação era criar um sociedade fragmentada de tal modo que se tornaria impossível para ela escapar do controle do petismo, ou seja, esse controle social seria mais uma ferramenta (e das mais importantes) no plano de perpetuação deles no poder.
Em locais onde a luta de classes era um fato real, o comunismo conseguiu facilmente se estabelecer no poder e garantir uma continuidade até que ruiu por incompetência no gerenciamento da economia. Foi assim na União Soviética e em todos os países satélites, incluindo Cuba (onde o comunismo ainda não acabou, mas agoniza). A tensão social portanto sempre foi um fator importante para essa gente chegar e se manter no poder. Aqui no Brasil não tem sido diferente.    
A nossa sorte é que antes que se estabelecesse uma sociedade fatalmente dividida, o petismo ruiu e seus mecanismos ficaram expostos. Então o fenômeno se deu ao contrário: a sociedade se uniu...contra eles! A sociedade brasileira hoje está tão unida contra o PT como esteve contra a ditadura militar e como esteve na campanha das Diretas Já.     Na verdade, acho até que está mais unida hoje do que naqueles outros momentos históricos. O índice de desaprovação do petismo está na casa dos oitenta por cento e nessa desaprovação estão unidos ricos e pobres, brancos, mulatos e negros, nordestinos e sulistas, estudantes e pessoas sem instrução. Como sempre o PT chega a um resultado contrário à sua pregação. Nesse caso, para o nosso bem.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Festa da resistência

Não sou sociólogo, mas vou fazer uma observação dessa área: quanto maior a crise, mais animado é o Carnaval! Animado não quer dizer caro ou luxuoso, muito ao contrário, animado é aquele carnaval espontâneo, que não precisa de muita coisa para sair à rua e brincar.
Isso tem uma razão de ser. O Carnaval é a nossa tábua de salvação, o nosso grito de revolta e de libertação, o verdadeiro exercício da cidadania em sua plenitude, o exercício da liberdade individual e coletiva, com a mínima interferência do Estado.

A nossa capacidade, bem brasileira, de promover a organização (ou a desorganização) do Carnaval mostra do que somos capazes quando deixados a agir por nossa conta. É um espetáculo que não tem par em lugar algum; movimenta milhares de pessoas para uma festa que, em se considerando o seu tamanho e extensão, praticamente não tem violência.

O Carnaval é para todos e para qualquer um; é para jovens, crianças, adultos e velhos. Não discrimina ninguém por sua cor ou sua condição social. Não precisa ter sequer dinheiro: uma caixa de papelão vira uma coroa, um pedaço de pano se torna  a capa de um rei. Cada um sai do jeito que quer, sem camisa, com a bunda de fora, não importa, o negócio é soltar o grito de alegria, pura e simples, alegria de viver, alegria de ter amigos, alegria de ter pais, irmãos e filhos, aquela alegria que fica o ano todo entalada na nossa garganta, aquele grito que temos que conter diante de tantos problemas a enfrentar.

Suportamos durante todo o ano esses agentes públicos corruptos que nos tiram o prazer, nos roubam o dinheiro, a saúde, a educação e o emprego, mas temos o Carnaval - esse niguém nos tira - como a nossa festa de resistência. Como bons brasileiros, resistimos com alegria, resistimos pela alegria.

O Carnaval nos renova e nos torna conscientes de que somos um só povo, um povo bom, um povo espetacular, que é capaz de fazer a maior festa do mundo, uma festa pacífica, uma festa de amor, de vida! Essa festa nos faz sabedores que, se quisermos, podemos, a qualquer momento, virar a mesa a nosso favor.
Por isso, depois dessa festa, estaremos com energia renovada nas ruas, no dia 13 de março, para gritar mais uma vez: Chega!!! Esse país é nosso!!!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Azar do Lula

Lula, coitado, dá um azar danado!  Uma alma impoluta, honestíssima, como a dele, não se sabe por quê, está cercada por todos os lados de bandidos, traficantes de influência, chefes de quadrilha, sonegadores, fraudadores, corruptos, corruptores, etc, etc. É muito azar!
Normalmente as pessoas honestas se cercam de outras pessoas honestas e bandidos, em geral, estão cercados de bandidos. Pode até acontecer que uma pessoa íntegra, descubra em seu meio uma outra de mau caráter; mas não há outro caso conhecido de uma pessoa tão pura estar cercada de tanta gente corrompida.
Esse caso de tão excepcional deveria ir para o livro dos récordes. Vejam bem, o Lula é a viva alma mais honesta do país, nem na Polícia Federal, nem na Igreja Católica, nem nas Igrejas Evangélicas, nem no Ministério Público, em lugar algum existe alguém mais honesto do que ele, segundo suas próprias palavras. Como devemos presumir sua inocência até prova em contrário, temos que aceitar a sua afirmação e nos considerar a todos em um nível inferior de honestidade, ou, quando muito igual.

Mas é um azar danado essa pessoa estar tão cercada de bandidos. A lista é enorme, mas vale a pena relembrar alguns dos mais significaticos: em primeiro lugar vem o Zé. Foi seu companheiro de partido desde sempre, era seu ministro-chefe da Casa Civil quando foi defenestrado por um outro amigo-bandido, o Roberto Jefferson. Jefferson era tão confiável que Lula havia declarado ser capaz de dar a ele um cheque em branco. Continuando a lista: dois tesoureiros do seu partido, Delúbio e Vaccari, que estão presos! O seu grande amigo, José Carlos Bumlai, que tinha passe-livre ao Planalto, é outro que se envolveu em grossas fraudes, com certeza abusando da plena confiança do coitado do Lula. Da equipe de suas secretárias e atuando como primeira-dama-não-contabilizada, Rosemary Noronha, é outro caso lastimável. Além de tráfico de influência, aproveitava-se das viagens internacionais para trazer contrabando na comitiva presidencial! Paulo Roberto Costa, o paulinho, seu amigo indicado para diretor da petrobras, agora delator, é outro caso que deve provocar muita tristeza e decepção em Lula. Dos seus amigos empreiteiros, Léo Pinheiro da OAS e Marcelo Odebrecht então, nem se fala.
E agora, além dos amigos, está correndo o risco de ver dois de seus filhos também na cadeia. Convenhamos: é muito para azar para uma pessoa só!

         








sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Minha luta

A respeito do Mein Kampf (minha luta), livreco de Hitler que está sendo proibido no Rio, só se pode dizer que o Estado intervir nisso é uma coisa ridícula!
Leia quem quiser ler e tire cada um as suas próprias conclusões. O indivíduo adulto pode votar em qualquer porcaria para presidente do país e não pode ler qualquer porcaria que queira?

Eu já li Mein Kampf há mais de 30 anos e posso dizer do que se trata: uma porcaria, um manual de besteiras, de fanatismo, megalomania, racismo e ignorância; ou seja, o sujeito pôs para fora toda os monstros que lhe habitavam a alma, todos os tormentos interiores, toda a psicopatia que o assombrava. Li Mein Kampf e, obviamente, não me tornei nazista; ao contrário, o livro deixa claro que tudo o que foi feito de abominável durante o nazismo já estava há muito gestado na cabeça daquele psicopata.

Na Alemanha dos anos 20, quem tivesse lido Mein Kampf não teria dúvidas que, com aquelas ideias, se Hilter chegasse ao poder, simplesmente faria o que fez. Portanto, quem fez pior foram os alemães que votaram nele! Tivesse Hitler escrito apenas o livro e jamais ganhado eleições, o mal do nazismo não teria existido, pelo menos não naqulas proporções. E o livro seria apenas um livro exótico escrito por uma mente doentia. Um objeto apenas de interesse histórico, como é hoje.

Definitivamente não foi o livro que fez o nazismo ascender ao poder. O livro pode ter até inspirado um maluco ou outro, mas isso não faz história, não faz política e não mata gente. Quem faz política, para o bem ou para o mal, são as pessoas: as que comandam e as que obedecem; as que traçam a estratégia e as que ajudam por interesse ou por covardia; e as que guiam e as que se deixam guiar cegamente.
Portanto é ridículo e pretensioso que esse juiz queira se arvorar em grande censor da nação, contra a Constituição, e impedir que pessoas adultas tenham acesso a uma informação, até mesmo para exercerem o direito de fazer o seu próprio julgamento.



Barroso, Barroso!

O ministro Barroso, do Supremo, conseguiu um feito; conseguiu embolar o processo do impeachment, que já tinha funcionado sem problemas. Com essa embolada o ministro, no afã de defender a presidente que o nomeou, atropelou o Regimento Interno da Câmara, interveio no processos internos de outro poder, manipulou as decisões dos colegas (suprimindo trecho do Regimento em uma leitura omissa, como ficou claro em vídeo publicado pelo Estadão) e está causando um mal enorme á nação.
O Brasil não precisa de mais ações paralisantes, o Brasil precisa é de andar para frente e rápido. Quer seja a favor do impeachment, quer seja contra, interessa  ao cidadão que isso seja resolvido rapidamente para que a nação possa andar e cuidar de seus problemas.
O ministro Barroso, não podendo impedir a Câmara de julgar se o processo de impeachment deve ou não ser instaurado, usou de uma artimanha, entregando ao Senado um poder de decisão que, na prática, substitui qualquer decisão dos deputados. É como se o Senado, representante dos Estados,  fosse hierarquicamente superior à Câmara, que representa o povo. Claro que o ministro Barroso não está preocupado com essas firulas ou com a lógica do processo. O que ele quer é blindar a presidente de ser julgada pelos crimes de responsabilidade nos quais ela incorreu mais de uma vez. 
Com isso, atrasa todo o processo e submete a nação a uma paralisia que vai deteriorando rapidamente todos os setores econômicos.
Agora, para completar, está convidando a presidente a se manifestar sobre o rito do impeachment. É mais ou menos como perguntar ao peru o que ele acha do Natal! Seria como se o juiz Sérgio Moro perguntasse ao Dirceu o que ele acha do rito seguido pela Lava Jato!
Mas, no Brasil, as pessoas demoram demais para se escandalizar com qualquer coisa, pelo fato, talvez de que haja tanta coisa para se escandalizar aqui., que todos acabam se acostumando com as bizarrices. Por isso a atitude do ministro Barroso passou em branco até agora, quando uma comissão de deputados entrou com uma petição da Procuradoria da Câmara contra ele. Vamos ver no que vai dar. O certo porém que esse senhor, com cara de coroinha e vozinha mansa, está causando mais estragos ao país do que o que se poderia esperar de um Lewandowski ou de um DiasTóffoli.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Imóveis sem dono

Todos tem o direito de se defender, inclusive alegando as mais deslavadas mentiras, mas não deviam ofender a nossa inteligência tanto assim. Dirceu afirma em depoimento que o lobista Milton Pascowitch fez-lhe a reforma do apartamento a troco de nada. Somente por candura, como diria o Lewandowski, Foi um empréstimo pessoal que nunca foi pago!
O outro, advogado de Lula, diz que Léo Pinheiro insistiu em reformar o apartamento...que não é de Lula! E que gastou quase 1 milhão, nessa reforma boba de um apartamento que não se sabe de quem é.
E que a reforma que a Odebrecht fez no sítio...que não é de Lula, e em que gastou quase um outro milhão, foi apenas "um puxadinho".
Esse advogado, Nilo Batista, deveria ter vergonha de dizer coisas desse tipo. Uma coisa é defender o cliente, outra coisa é torturar a verdade até que ela confesse uma mentira. E ainda alegar que tudo isso é perseguição de "coxinha que não admite um ex-operário ser dono de um tríplex". Mas aí há um ato falho, doutor Nilo! Afinal o ex-operário é ou não é o dono do tríplex???
Não satisfeito com tanta asneira, o doutor Nilo continua: "e tem gente que foi candidato a presidente que tem apartamento no Leblon e ninguém fala nada".
Dr.Nilo, tenha paciência! As pessoas podem ter imóveis! O sen. Aécio deve ter e pode ter apartamento no Leblon. Isso não é crime. Chico Buarque tem apartamento na île de Saint Louis, o bairro mais chique de Paris e nem por isso alguém o está acusando de nada.

A questão não é essa. A questão é que o investigado, ex-operário, está dizendo que não tem esse apartamento! E porque diz isso? Porque não tem como explicar a dinheirama que foi gasta lá, ou no sítio de Atibaia, aquele lugar que foi dado como endereço na compra de um barco por dona Marisa.  Lula (como qualquer outro cidadão)  pode ter quantos apartamentos quiser, desde que tenha como explicar a origem lícita dos recursos que pagaram por eles. Muito simples!
O que fica estranho é Lula e seus familiares nunca terem nada e usarem de tudo que pertence a outros.

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa