terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Cármen Lúcia e o jogo de azar

Os jogos de azar são hipocritamente proibidos no Brasil, embora o Estado tupiniquim seja o maior patrocinador deles através da "Nossa" Caixa e milhares de brasileiros, pobres principalmente, arrisquem seus caraminguás todas as semanas em busca do Eldorado!

Pois, por ironia do destino e confirmação de nossa índole, o futuro da Lava Jato na Suprema Corte do país está dependendo simplesmente... da sorte ou do azar, dependendo do ponto de vista! O novo relator do processo jurídico mais importante da nossa história será escolhido por sorteio! É espantoso e é muito azar nosso, ou melhor, somos um país projetado para não dar certo.

Um sorteio! É isso que vai definir se o relatório cairá nas mãos de um Lewandowski, ou de um Dias Tóffoli, e não nas de um Celso de Mello ou de um Edson Facchin, ou até mesmo nas mãos de um Gilmar Mendes.


Mas é o regimento do Supremo, dirão alguns! Pois que se exploda o regimento! O que está em jogo é o interesse e o futuro da nação! Se até as Constituições são mudadas ao sabor de interesses, nem sempre confessáveis, por que não se pode mudar um regimento interno de uma instituição?

Somos o país da letra morta! O que está escrito só vale quando o poderoso de plantão quer que valha. Recentemente tivemos um belo exemplo disso quando o então presidente desse mesmo Supremo violentou a Constituição ao fatiar a pena da ex-presidente admitindo que ela retivesse os direitos políticos ao arrepio do texto constitucional.  E ficou por isso mesmo! Se alguns dos seus togados colegas teve pruridos, coçou-se em silêncio! 

O caso de Renan Calheiros, que também afrontou uma decisão de um ministro dessa mesma Corte, e os demais lhe deram cobertura, com o aval e a "costura" de um acordo vergonhoso, conduzido pela própria presidente da instituição! A mesma presidente que agora vem abanando esse Regimento em nossa direção para dizer que o nosso futuro será decidido por sorteio!

Pelamordedeus, Cármen Lúcia! Tome uma decisão corajosa ao menos uma vez na sua carreira e entre para a história designando um novo relator que seja um ministro sob o qual não pese nenhuma suspeita de parcialidade, a tal da reputação ilibada, lembra-se?

Se cair com Lewandowski, ou com Dias Tóffoli, será a desmoralização Suprema! Esse é o risco ao qual dona Cármen está querendo nos submeter. 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Eike e a teoria dos jogos

Não deve ser fácil um camarada ser bilionário, o mais rico do país, estar entre os mais ricos do mundo e, de repente, ver o mundo desabar a seus pés e ir parar em Bangu!
Eike Batista exibia, entretanto, tranquilidade ao embarcar em NY rumo à prisão no Brasil. Tranquilidade ou frieza, não se sabe. O fato é que disse enigmaticamente que "está na hora de passar as coisas a limpo". E está mesmo! Aliás, já passou da hora.

O país não quer mais, o país não aguenta mais, o país não aceita mais, como natural ou inevitável, essa roubalheira dos cofres públicos. Cansamo-nos. Mas parece que a classe política ainda não assimilou muito bem essa nova realidade. Eike, no entanto, como empresário e como apostador que é, já sabe que perdeu e que não adianta espernear. Faz parte. Uma hora se ganha, outra hora se perde. O que ele vai tentar agora é minimizar o prejuízo. Aplicar um programa de redução de danos. E isso passa pela delação, que não será uma delação renitente como a de Marcelo Odebrecht. Marcelo sempre foi rico, já nasceu bilionário, acostumou-se a mandar e ser obedecido. Por isso, cedeu com relutância, fazendo cara feia. Entregou o que tinha que entregar a conta-gotas e a contragosto.

Eike é diferente. Nunca foi pobre, mas também não era bilionário. Seu pai foi um grande executivo, diretor da Vale, mas, ainda assim, um empregado corporativo e,  mineiro de Nova Era, sempre teve um perfil matreiro, cauteloso e discreto. Da mãe, alemã, Eike deve ter herdado a disciplina e, talvez, a frieza (ou fleugma) com que joga as cartas que recebe. Para Eike tudo é um jogo, inclusive a delação. A PF mexe as peças de lá e ele mexe as peças de cá. Avalia os riscos, os prós e os contras e entrega, sem pestanejar, o que tiver que entregar para salvar a si e o que puder salvar de suas organizações. 

Portanto, podemos esperar lances emocionantes nessa fase da partida em que já se sabe que o Ministério Público  (e o povo brasileiro) sairão ganhando. É impossível ganhar da banca! Resta a cada um dos jogadores tentar diminuir seus próprios prejuízos, aumentando os dos demais, seus colegas (ou comparsas).


sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Trumpalhão

Uma coisa é certa, Donald Trump vai dar trabalho. A sua eleição à presidência dos Estados Unidos foi, mas ou menos, como a do rinoceronte Cacareco que, em 59, foi o "candidato" a vereador mais votado do Rio de Janeiro. A única diferença é que a "eleição" do Cacareco não foi reconhecida pelo TRE.
Obviamente, quem votou no Cacareco não estava imaginando que o carismático rinoceronte iria sentar-se em uma das cadeiras da Câmara na subsequente legislatura.
Acho que, do mesmo modo, muitos eleitores americanos votaram no Trump, meio que de raiva e de provocação, imaginando que uma "coisa" daquelas jamais seria eleito. Mas foi!
Aí é que está o problema com o qual todos teremos que conviver durante pelo menos 4 anos.

Trump é um menino mimadinho que não gosta de ser contrariado. E faz biquinho! Mas tem ao alcance da mão os "botões" que podem disparar armas nucleares contra qualquer um que, em sua infantil e fértil imaginação, possa significar uma contestação aos seus desejos. O poder para Trump é um substituto do pênis!

Do outro lado do muro, há uma outra "criança" mimada e poderosa: trata-se do ditador King-Kong II (não sei e nem quero aprender como se escreve o seu nome) da Coréia do Norte. Nessa brincadeirinha de guerra entre eles, tudo pode acontecer, desde nada, até umas bombinhas estourando aqui e ali.

Agora, Trump confirma que vai construir o muro separando os dois Estados Unidos, os Estados Unidos da América e os Estados Unidos do México (são os nomes oficiais). E diz que vai fazer os mexicanos pagarem por ele, via "confisco" das rendas que os imigrantes, que vivem nos Estados Unidos do Norte enviam para suas famílias do Sul! Se isso será realmente implementado não se sabe, mas não custa levar em consideração que tudo é possível em se tratando de Donald Trump.

O que mais nos espera? O governo ainda nem começou. Se fosse no Brasil o presidente ainda estaria se degladiando com os partidos para formar o primeiro escalão. Claro, que ser ministro por aqui é muito melhor negócio do que ser secretário por lá. Até o nome que damos ao cargo é mais pomposo. Afinal, um secretário apenas auxilia o presidente. Um ministro, ministra (*)! É muito diferente! Um médico ministra um medicamento ao doente. Um professor ministra aulas. Um sacerdote ministra os sacramentos. Em nenhum desses exemplos o verbo pode ser substituído por secretariar. 

Mas, voltando ao Trump, o governo começou há uma semana e já está em pleno vapor. Ele demonstra que chegou com força e com vontade! Vai dar um trabalhão!

(*) Ministrar é sinônimo de: prestar, aplicar, fornecer, dar, administrar, servir e (vejam que interessante!) propinar!




quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Brasil de Mentira e Brasil de Fato

Tá difícil!A escolha do novo ministro do Supremo vai ser uma daquelas coisas que será criticada de qualquer maneira, não importa qual seja. Nessa hora todos ficam compungidos e querem que o Brasil finja ser um país de primeiro mundo e que se escolha um magistrado com idéias modernas, que seja inclusivista, a favor das minorias, que aprove o casamento gay, o aborto em quaisquer circunstâncias dependendo apenas da vontade da mulher, seja contra a superlotação dos presídios, contra o rebaixamento da maioridade penal, etc., etc.

Do outro lado do espectro fica a situação real, em que as mulheres, os gays e os héteros são vítimas da violência todos os dias, abortos são feitos na clandestinidade, escola para os pobres é apenas uma ficção, o esgoto percorre a céu aberto a periferia de grandes metrópoles, o tráfico de drogas domina uma parte do território nacional, as unidades de suposta ressocialização de menores infratores são apenas depósitos temporários de adolescentes que jamais sairão da carreira criminosa até porque não tem alternativa.

O ministro do Supremo terá duas férias por ano e um salário, bonificações, benesses, privilégios, auxiliares, auxílio-moradia, auxílio-terno, abonos, indenização e antecipação de férias, gratificação natalina (13.º salário) e pagamentos por serviços extraordinários, por exemplo. Enquanto isso o sistema prisional é essa outra ficção que o Estado, através do poder judiciário, finge que controla e os prisioneiros nem sequer fingem que obedecem.

Como conciliar a ação desse ministro atualizado com o que há de mais politicamente correto, com o estado medieval em que sobrevivem as criaturas sob a tutela do judiciário e mesmo as outras que vivem por aí ao deus-dará sem a tutela, mas também sem a proteção de ninguém? Esse novo ministro será apenas mais um que, tal como monges bizantinos, se deleitará na Corte a discutir o sexo dos anjos, enquanto a sujeira e o esgoto passam pela sua porta.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Era da Insegurança

A era da insegurança! Esse poderia ser o nome da era em que vivemos. Estamos em permanente sobressalto, sem saber o que vai acontecer nos próximos 20 minutos. E, nos próximos 20 minutos tudo pode mudar.
No Brasil, cada semana é uma maratona. O ano de 2017 já começou com a crise dos presídios, as lutas de facções, logo depois vem a bomba da morte de Teori Zavascki, desmanchando todas as certezas que tínhamos sobre o andamento da Lava Jato.

Nos Estados Unidos, a posse do pato Donald, oops, Donald Trump, traz um grande imponderável para o centro das grandes questões mundiais. O que vai acontecer ninguém sabe e nem se arrisca a especular. Uns pensam que Trump desencadeará a 3ª Guerra Mundial, o Apocalipse nuclear. Outros, que as atitudes dele são inconsequentes e que acabará para fazer um papel apenas ridículo no comando da nação mais poderosa do planeta. Talvez não seja nem uma coisa, nem outra, mas o certo é que sua assunção ao cargo de presidente dos Estados Unidos acaba por trazer mais incerteza e insegurança ao mundo.

Uma grande questão é: por que o Putin teria interesse na eleição de Trump? Por conhecê-lo bem e saber que não passa de um fanfarrão que pode ser manipulado? Talvez! O certo é que, se Putin, mexeu os pauzinhos para influenciar o resultado da eleição americana a favor de Trump, boa coisa não deve surgir daí.

Outro ponto: Trump quer enfraquecer a China, mas ao se retirar do cenário mundial e, especialmente, ao retirar seu país do Tratado de Comércio Transpacífico, o que ele faz é fortalecer a China, que não faz parte desse tratado e agora passa a ter domínio sobre o comércio na Ásia.

Talvez a insegurança que se espalha pelo globo seja apenas uma decorrência do fato de não termos mais as certezas do passado. O homem acha que pode prever o futuro, deduzindo-o das condições presentes. É um engano, mas esse engano nos dá uma sensação de segurança. Quando nos vemos na situação de imprevisibilidade, como agora, a insegurança fatalmente se instala, mas não há, objetivamente, nenhuma piora na nossa capacidade de prever o que vai acontecer. O futuro sempre foi e será uma incógnita. Nesse aspecto, nada mudou.

A bosta do Estado

Não há outra expressão - ou melhor, há mas as outras expressões cabíveis são ainda mais chulas, de calão ainda mais baixo - para descrever o Estado brasileiro. Esse Estado é uma porcaria: basta olhar para as rodovias, os postos de saúde, as escolas públicas!
Percorrer um trecho, por exemplo, da BR-381 entre Belo Horizonte e João Monlevade é se submeter a uma aventura de risco e assistir a um espetáculo de terror. Já em 2014 o jornal Estado de Minas trazia uma reportagem com a manchete: BR-381: trecho entre BH e Monlevade é o mais perigoso em Minas Gerais. De lá para cá, a situação piorou!

A rodovia tem a  mesma estrutura de 40 anos atrás. São súbitos estreitamentos de pista, de uma pista já estreita, ultrapassada e obsoleta. São pontes, ou melhor, pinguelas de 40 anos, que surgem na frente do motorista afunilando a via. No trechos próximos a Belo Horizonte, as favelas e animais invadem a pista.
Casebres estão a 2 metros da rodovia, ou até menos. Não se sabe como ainda não ocorreu um acidente grave, destruindo essas "casas" e provocando uma carnificina. É uma rodovia federal e o Dnit fecha os olhos a esse absurdo!

Para onde vai e foi toda a arrecadação anual dos IPVA's? E para onde etá indo o dinheiro dos pedágios dos trechos "concedidos" a empresas particulares? Cadê as duplicações prometidas? Aliás, duplicação dessas rodovias é até um luxo diante da situação atual. Uma simples manutenção do asfalto não é feita.
Não há sinalização horizontal, nem vertical em vários trechos. Em dias de chuva torna-se uma questão de sorte trafegar e chegar em segurança ao destino.

Tudo isso sem falar no aumento desnecessário do tempo das viagens (aumentando o cansaço dos motoristas e o risco) e do consumo de combustível. Para quê serve um Estado que não faz nada pela população? Temos que questionar isso. Estamos dispostos a abrir mão de parte da nosa renda pagando impostos (que já chegam a mais de 40% da produção nacional de riqueza) para qual objetivo? Para manter um pantagruélico monstro que suga tudo o que pode e jamais se satisfaz e não nos devolve nada?

Não nos devolve nada, pois temos que pagar tudo em dobro. Pagamos IPVA, mas se quisermos andar em uma estrada mais ou menos satisfatória, temos que pagar o pedágio.
Se quisermos dar uma educação melhorzinha para os filhos, temos que pagar para eles uma escola particular. Se quisermos ter uma assistência médica quebra-galho, temos que ter um plano de saúde privado.

Não dá. Não dá mais. O povo tem que dizer que, definitivamente, basta! Fizemos o papel de trouxas até agora, mas não está dando mais para continuarmos sob uma situação como esta.  Temos que zerar tudo e começar de novo, construindo um Estado que nos sirva, não o contrário. Em 2018 deveríamos eleger uma Constituinte e, na qual, ninguém que já tenha exercido qualquer cargo público de nível federal ou estadual poderia ser eleito. Se quisermor renovar o país temos que começar renovando os nossos representantes.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Pós-democracia: a era dos palhaços.

Hoje um "clown" tomou posse na (ainda) nação mais rica e poderosa do mundo. Os palhaços entretanto podem ser bem perigosos. A aristocracia alemã, nos anos 20, ria-se de Hitler e de seus seguidores de camisas pardas. Considerava-o, com todo aquele histrionismo, apenas um palhaço.
Mussolini, nos palanques fazendo caretas, também era considerado pelos bem-pensantes, apenas um jocoso jornalista que, por acaso, havia ascendido na política e que não iria longe.  Deu no que deu!

É obvio que a situação hoje é diferente. Por mais ridículo que seja, Trump não manipula uma estrutura partidária e as instituições americanas não estão fragilizadas como na República de Weimar ou na Itália dos anos 20. Mas não deixa de ser significativo que esse novo "clown" tenha sido eleito justamente em uma era em que se sobressaem líderes da extrema direita, como Marine Le Pen, na França, o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán,  Norbert Hofer, do Partido da Liberdade, na Áustria, o próprio Nigel Farage do UKIP no Reino Unido. Em outros países europeus há um claro avanço desses partidos, que, de um modo ou de outro, desprezam a democracia representativa.

O processo começa com o desencanto. O eleitor está cansado de ser enganado pelos que deveriam ser seus representantes. Os votos então oscilam entre líderes populistas sem significado político (como o palhaço Tiririca no Brasil) e votos nulos, em branco e abstenções. Isso facilita o acesso ao poder desses partidos pós-democratas (digamos assim). Com 20 ou 25% de apoio na população eles conseguem a maioria dos votos válidos facilmente e, de imediato, estão encarapitados no poder, absolutamente dentro das regras democráticas.

No Brasil estamos sujeitos a viver uma situação semelhante. Ninguém acredita mais nos políticos tradicionais. Além de não representarem os interesses da população, os partidos e seus agentes demonstraram que o único interesse político que tinham era o do enriquecimento pessoal ilícito. É um ambiente de terra arrasada no qual chegaremos a 2018. A grande pergunta que se faz é: em quem vamos votar em 2018? Quem escapará da devassa da Lava Jato? É um momento histórico de inflexão: ou teremos a sorte de aparecer um grande líder político que levaria o país aos caminhos da recuperação moral e econômica, ou (o mais provável) vamos eleger um novo palhaço, um novo Jânio Quadros, um novo Collor ou coisa pior.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Realidade nua e crua

O governo diz que a crise nos presídios estava fugindo ao controle. Que eufemismo! Desde quando o governo (qualquer governo) teve algum controle dessas facções nos presídios?

Não tem controle sobre as facções porque elas são apenas a ponta mais baixa de uma cadeia criminosa que começa no próprio governo. As facções são uma consequência do crime organizado que atua nas grandes esferas do poder.
É assim na Itália, é assim na Colômbia, é assim no Brasil. Crime organizado e política suja estão sempre de mãos dadas. Só não vê, quem não quer.

A única maneira de a sociedade brasileira se ver livre dos caos, ou melhor, fazer o crime retroceder aos níveis civilizadamente aceitáveis é radicalizando na escolhas políticas. É eliminando da vida pública, um a um, esses bandidos que a infestam e deturpam e impedem até mesmo as ações dos poucos bem intencionados, que, por incrível que pareça, ainda existem.

Sou particularmente favorável à reinstauração da pena de morte para crimes hediondos e, obviamente classificaria esses grandes crimes de corrupção nesse grupo. 

Não há nada mais hediondo do que roubar uma nação inteira e provocar a morte de crianças por falta de assistência e de saneamento básico, a morte intelectual de toda uma geração por falta de educação, a morte milhares de cidadãos aptos ao trabalho por causa de epidemias perfeitamente evitáveis e a condenação à penúria financeira de outros milhões pelo desemprego. Enfim, a condenação ao atraso permanente de uma nação que não é capaz de se desenvolver tecnologicamente, muito menos inovar e se tornar competitiva em um mundo globalizado e cada vez mais exigente, travada que tem sido por esses traidores da pátria.

É óbvio que no país cordial, jamais vai se instaurar a pena de morte oficialmente, embora ela já esteja instaurada nas ruas, a critério do assaltante de plantão. Mas, gostamos de negar a realidade. Somos também o país dos eufemismos. Gostamos de apresentar uma face oficial, bonitinha, asséptica e esconder a realidade brutal debaixo do tapete. A questão é que a realidade escondida cresce debaixo do tapete, sai do controle e invade, nua e crua, as vidas assépticas na hora em que menos se espera. O que estamos vendo nos presídios é a realidade brasileira pondo a cabeça para fora. Até quando permaneceremos assim?



terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O Quarto Poder

Há um meme viralizando na internet que afirma que o quarto poder no Brasil não é a imprensa, como se diz das democracias ocidentais. Neste pobre país, temos um quarto poder diferente de todos os demais. Temos o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e agora o Poder Presidiário! De certo modo, isso é a mais pura verdade.

Esse quarto poder, no seu âmbito de ação, não tem nenhum poder que se lhe contraponha. É absoluto. Estamos vendo aí todos os dias, como eles mandam e desmandam nas prisões. 

Lá eles fazem o que querem. Recebem armas, celulares com os quais comandam o mundo de fora e o que mais queiram. Não há polícia, agente penitenciário, poder judiciário que tenha controle sobre esses grupos. O Estado brasileiro está fora dos presídios e assiste impotente à guerra que grupos rivais desse quarto poder travam entre si.

Ao Estado e seus agentes só compete fazer de conta que fazem alguma coisa.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Pura demagogia

"A gente está colhendo o que foi plantado há muito tempo. Vocês ficam revoltados porque um jovem de 25 anos foi preso? Quem é o culpado pelo jovem preso? O que deram de oportunidade quando ele tinha sete ou nove anos? Se eu não dou educação, oportunidade para trabalhar, essa pessoa vai fazer o que na vida?", questionou Lula em discurso recente.

Lula é um mistificador. Isso já sabemos. O problema é que ele ainda pode enganar uma parte do povo. Ninguém vai fazer as contas, pois se fizesse constataria que esse jovem de 25 anos, nasceu em 1992, tinha 11 anos em 2003, quando Lula era o presidente da República. Esse mesmo jovem tornou-se adolescente e jovem adulto, sem educação e sem oportunidade de trabalhar e foi cooptado pela criminalidade, em pleno "reinado" petista, que nada fez para mudar a realidade "desse jovem".

É revoltante que a mídia continue propalando as mentiras e os estratagemas desse notório ladrão de dinheiro público, sem questionar nada. Nem mesmo fazer uma continha de aritmética para demonstrar que esse chefe mafioso só pode estar falando mal de seu próprio governo.

Lula joga coisas assim ao ar. Acusa, sem dizer o nome dos acusados e muitas vezes "cola", como se ele fosse realmente um defensor dos desvalidos, entre as pessoas mais simples. Entre os domesticados pela ideologia do partido não se vai esperar uma atitude dessas. Quem pode esclarecer as coisas para o povão, ou é a imprensa independente, ou os partidos que se contrapõem ao populismo petista. Mas, ao que tudo indica, esses partidos estão ocupados demais com seus próprios problemas para "perder" tempo com essas coisas.

Depois, todos se espantam com a perda de representatividade da atividade política! Os partidos tradicionais não falam com o povo, portanto sobra lugar para os demagogos que falam qualquer coisa que o povo queira ouvir. Está aí o exemplo do Trump. Após o desastre não adianta chorar.

Felizmente, no caso de Lula, sua candidatura só pode ser uma brincadeira de mal gosto. Ele (e todo mundo) sabe que não escapa da cadeia em 2017. Essa pretensa candidatura é apenas mais uma tentativa de emprestar cores políticas inexistentes ao fato iminente de sua prisão. Mas não deixa de ser um motivo para reflexão dos líderes políticos ainda existentes: se Lula pudesse ser candidato em 2018, será que não faria um estrago?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A droga do poder

O Brasil, que trabalha e paga impostos, vive hoje espremido entre duas forças: o crime organizado do tráfico de drogas e o crime organizado do tráfico de poder. 
A droga do poder e o poder da droga são equivalentes. Um é a imagem especular do outro e se complementam, até mesmo se confundem em determinadas circunstâncias: lembremo-nos do helicóptero pertencente a um senador e que foi interceptado com 400 quilos de cocaína.

No meio, estamos nós, indefesos, submetidos ao medo e à insegurança todos os dias. Vivemos em Aleppos, em um país há muito conflagrado e que, cada vez mais, vai perdendo as condições de civilidade, submetidos a um Estado que se desmantela a olhos vistos e vai se tornando uma terra de ninguém, onde o que impera é a lei do mais forte. É a barbárie se aproximando de nós.

O psicanalista Carl Gustav Jung disse que a civilização é apenas um verniz em cima da barbárie e que, basta um pequeno relaxamento no controle, para que esse verniz se desfaça e a barbárie venha a tona com todo o seu horror. Hoje vivemos sob essa ameaça. Os bárbaros estão ali, do outro lado, espreitando. O muro que os detinha está se despedaçando e logo, logo, a seguir nesse passo, serão eles que ditarão as regras. Já o fazem nos territórios atuais de seu domínio, como nos morros e nos presídios. O Estado não tem condições de os enfrentar, mal dá conta de si mesmo, um Leviatã que só aumenta de tamanho e de voracidade para não fazer nada além de se alimentar do trabalho dos outros.

Onde vamos parar? Na verdade, tudo é urgente no Brasil. Tudo requer conserto imediato e o conserto de uma área depende do bom funcionamento de outra. Nunca se imaginou que pudéssemos chegar a uma situação dessa. Mas chegamos. Agora, como uma nação em guerra, não há outra possibilidade que não a de encontrar uma saída e começar a reconstrução do zero. Remendos não valem. Tem que ser reconstrução mesmo, do zero.

domingo, 8 de janeiro de 2017

A força das facções

Segundo a PF, com o tempo e a "experiência" de Carnaúba e Zé Roberto, a FDN desenvolveu um "modus operandi " próprio para transporte de grandes cargas de drogas, que inclui a utilização de embarcações, armas de grosso calibre e adoção de medidas de contra inteligência.  Esse é um trecho da decisão do STJ que suspendeu a desembargadora Encarnação das Graças de suas funções por suposta ligação com a facção criminosa FDN.

O que chama atenção nesse texto é a admissão de que uma organização criminosa, cujos membros tem escolaridade mínima e mal conseguem se expressar na língua pátria, é capaz de se organizar de uma forma tal que faz frente e supera, na maioria das vezes, a organização do Estado! Eles desenvolveram medidas de contra-inteligência! Espionam a própria Polícia Federal. Tem, como empregados, advogados atuantes e conexões, como se viu até agora, com juízes e ao menos uma desembargadora! 

Salve-se quem puder! A sensação é que estamos perdidos e de que não haja mais solução para esse país. Se a "coisa" chegou a esse ponto, o que podemos esperar? Por um milagre que, de repente, o aparato estatal comece a funcionar e consiga desbaratar essas quadrilhas que mandam e desmandam nas penitenciárias? Ou que o aparato estatal deixe, de repente, de servir a outras quadrilhas, as de cima, para se dedicar a combater as quadrilhas de baixo. São por esses milagres que esperamos?

Infelizmente o mais provável é que a força e a organização dessas facções cresça cada mais e passem a dominar outros setores, como, por exemplo, o poder legisltivo e o próprio judiciário. Nem é preciso mencionar a polícia, porque essa já não conta, já está cooptada e dominada. A infiltração no judiciário é um passo lógico na estratégia dessas organizações. O exemplo de como se dá essa infiltração é o caso da desembargadora Encarnação das Graças. Obviamente ninguém é ingênuo o bastante para acreditar que essa desembargadora seja a única pessoa cooptada no judiciário por uma facção criminosa.

O maior problema entretanto é que a corrupção generalizada produz um ambiente extremamente propício para o crescimento de outras organizações criminosas e consequentemente extremamente adverso ao seu combate. Como sempre, a corrupção é a mãe de todos os males. 

Solução sempre haverá, o que não sabemos é se ainda há solução dentro de um sistema democrático de direito.  

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

País sem noção

Não é preciso ser estudioso do assunto para saber que a carnificina do presídio em Manaus se deve à luta entre facções criminosas. É o PCC estendendo o seu domínio e - para ficar bem claro quem é que manda - exterminando os adversários das facções locais.
O PCC age como uma corporação bem gerida: planeja, executa e avalia antes de dar próximo passo. O PCC é velho conhecido das autoridades brasileiras e há anos vem estendendo o seu domínio, estado após estado, e as autoridades não fazem nada, fingem que não é com eles. Em alguns casos, o PCC atua até nas campanhas políticas, definindo candidatos, quem vai ganhar e quem sequer poderá disputar com eles. As inúmeras execuções na Baixada Fluminense nessas últimas eleições municipais demonstram cabalmente a realidade dessa tese.

O PCC domina os presídios, os "morros", o tráfico e as ruas de determinados territórios. Vai parar por aí? Não vai. Não há limite para o crescimento de organização criminosa alguma, se não for por duas razões: uma outra organização criminosa concorrente a enfrenta (o que não resolve o nosso problema), ou uma força maior, o braço da Lei executada por um Estado organizado e capaz, a detém. Esse é o tamanho do nosso problema: onde está o Estado forte e organizado para deter o PCC?

Esse Estado já foi assaltado antes, já pertence a uma outra organização criminosa, mais antiga e mais organizada. Devido aos interesses dessa outra Orcrim, os recursos do Estado não são para serem "desviados" para o controle da segurança dos cidadãos. Esses recursos estão nos caixas do Estado para serem devidamente apropriados por eles. As duas Orcrims não brigam entre si.
O mais patético é termos que ainda ouvir o discurso demagógico de organizações de "defesa dos direitos humanos" lamentando o massacre como se tivesse sido um genocídio de inocentes e não o resultado de uma guerra em que não há um lado virtuoso. Não defendo que organizações criminosas se matem. Elas deveriam estar sendo, se não desmanteladas, ao menos controladas pelo Estado e sequer existir dentro de uma edificação que pertence ao Estado, como é o caso de um presídio, mas enquanto a guerra é entre eles não há motivo para choro de nossa parte.

Uma outra sumidade diz que o problema é o crescimento da população carcerária, como se deixar esses criminosos na rua fosse uma solução. E ainda vem o governador dizer que vai indenizar as famílias das vítimas! Ou seja, criminoso mata criminoso e quem paga a a conta é o pobre do cidadão contribuinte! Realmente o Brasil virou um país sem noção!

PS- Para registro do país boquiaberto: segundo O Antagonista, os presidiários em Manaus tinham acesso a frigobar, sistema de som, armas, bebidas e celulares.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Cuba Livre!

O regime, que Chico Buarque e outros "artistas e intelectuais" da cena brasileira apoiam, revela mais uma vez a sua face hedionda.
O regime castrista prendeu, sem emitir sequer uma acusação formal, o artista cubano conhecido como El Sexto. Motivo da prisão: depois da morte de Fidel, ele pichou em alguns muros a frase "se fué".
Isso bastou  para a policia política invadir sua casa e o levar, sem mandado e sem acusação, para um complexo penitenciário onde está trancafiado sem a assistência de um advogado. 
Direitos humanos? Direito ao devido processo legal? Isso são firulas burguesas, que são necessárias nos regimes burgueses, injustos por natureza! No regime castrista, puro e perfeito, isso não é necessário, pois o regime está sempre certo no que faz.

O absurdo de um regime desses é que sequer ofensiva essa frase poderia ser considerada. Mas os regimes totalitários não podem deixar escapar nenhuma brecha na liberdade de expressão. O que um regime totalitário mais teme é a mente livre e a livre expressão do pensamento. Isso é um veneno para eles, veneno que mata o seu "modus operandi", pois eles só podem prosperar mediante a lavagem cerebral das massas. que oprimem.

É por isso que todos as ditaduras prezam tanto a doutrinação, a catequese, a uniformização do pensamento, que é o que eles fazem nos países onde conseguem impor um regime autoritário. E, mesmo nos países, onde são obrigados a aderir às regras democráticas, procuram criar uma casta de seguidores descerebrados. E usam todos os meios possíveis para essa catequese, especializando-se em conquistar os corações e mentes das classes formadoras de opinião: os professores, os intelectuais e os artistas.

No Brasil essa classe há muito está catequizada e já não tem pensamento ou opinião própria e é por isso que, diante de fatos como esse, eles se manifestam por um silêncio "ensudercedor".

Alguém terá escutado um pio da Marilena Chauí? Do ex-frei Leonardo Boff? De Chico Buarque,  Caetano, Gil e outros "artistas"? Será que George Duvivier vai fazer uma sátira no youtube com a polícia de Raul Castro? Vladimir Safatle e Jânio de Freitas vão protestar em suas colunas na Folha? Tal como Sartre e Simone de Beauvoir, que defenderam o stalinismo e o maoísmo, os chamados intelectuais daqui são partidários da liberdade de expressão condicional, ou seja, só pode ser livre para expressar o pensamento quem for a favor da sua ideologia. 

Para os crimes cometidos pelos ditadores de esquerda contra os direitos humanos eles são completamente cegos, surdos e mudos. A cegueira intelectual é proposital!  Seguem os passos de Sartre, o filósofo da canalhice intelectual,que  os ensinou: "Nós podemos ficar indignados ou horrorizados diante da existência desses campos [de concentração soviéticos]; nós podemos até ficar obcecados por eles, mas por que eles deveriam nos constranger?" E, referindo-se ao maoísmo: "Um regime revolucionário deve descartar um certo número de indivíduos que o ameaçam, e não vejo outro meio para isso, a não ser a morte. Sair de uma prisão sempre é possível."

É isso aí, Chico Buarque!

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa