quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Eduardo Lula Cunha da Silva

Lula se achava acima da Lei, o Intocável da República! Contava com a arruaça e a baderna que os militantes de seu partido iriam fazer, arrastando as multidões de pobres e deserdados, beneficiários do Bolsa-Família, em protesto contra qualquer tentativa de ação legal que o atingisse. Enganou-se. Enganou-se redondamente.

O país se cansou dele. Os pobres e deserdados começaram, primeiro a duvidar da pose de santo, depois a crer que Lula só queria mesmo era se locupletar, como os outros a quem ele acusava de cometer os crimes que já estava cometendo. Lula atacava as elites, mas o populacho foi informado que Lula se dava muito bem com as elites, prestava a elas muito bons serviços e era muito bem remunerado por isso.

Lula escapou do mensalão por vários motivos: 
1) nós não estávamos preparados para investigar corretamente o crime organizado; 
2) havia o benefício da dúvida, até porque muita gente achava Lula ignorante demais para ter uma ideia daquelas.
3) o julgamento demorou 7 anos para ocorrer. Quando se iniciou (em agosto de 2012) o governo Lula já tinha se encerrado, diminuindo a pressão política sobre ele.

Agora, no processo da Lava jato e seus desdobramentos, a situação é muito diferente. Quando Lula foi conduzido coercitivamente a prestar depoimento, ainda houve uma certa comoção, amplificada por Rui Falcão e outros asseclas do partido. Dilmona ainda estava no poder e agia nos bastidores a favor do seu mentor e mestre. Aí o episódio de vira, não-vira, ministro, teve repercussão pela CUT e MST em manifestações de rua, permitindo a Lula, mais uma vez, representar o espetáculo de si mesmo, chorar diante da câmeras e tentar insuflar as massas com o discurso de perseguido.
Já na quarta denúncia, desta vez, em outra operação, depois de já ser réu em 2 processos, com mais investigações correndo no Supremo e em outras instâncias, o ímpeto dos seus defensores esmoreceu. O PT já está percebendo, após o fiasco eleitoral, que talvez seja melhor se desvencilhar da imagem de Lula. Lula já deu o que tinha que dar ao partido. De agora em diante, só lhe trará prejuízos. Lula vai se assemelhando cada vez mais a Eduardo Cunha. Um tem conta na Suíça, com todas as suas digitais, mas nega ser o titular e diz que a conta é de um Trust. O outro tem sítio em Atibaia e um triplex no Guarujá, mas nega ser o dono e diz que são de amigos. Qual é a diferença entre eles? A única grande diferença é que Lula (ainda) tem um partido para chamar de seu. Daqui a pouco não haverá mais diferença alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa