sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Humanidades A e B

A humanidade está rachando. De um lado estamos vendo espécimes de uma humanidade saudável, conectada, biônica, com expectativa de vida de mais de 100 anos, a humanidade A; de outro lado, convivendo na mesma cápsula do tempo, uma outra humanidade, doente, ignorante, atrasada, com expectativa de vida de 30 anos ou menos. A humanidade B.

Geneticamente ainda somos da mesma espécie.  Em breve, já não seremos.
Essa diferenciação acabará por criar duas espécies biologicamente diferentes. O processo se iniciou há 500 anos, mas foi se acelerando no século XX e o fosso entre essas duas sub-espécies já é evidente.

Vejamos apenas alguns dados elucidativos. Existem hoje 243 milhões de crianças e adolescentes que não estão frequentando escola alguma. Nessa multidão, os 10 países com maior número de crianças e adolescentes fora da escola são, na ordem, Somália, Sudão do Sul, Niger, Burkina-Faso, Mali, Afeganistão, Síria, Chad, Guiné e Senegal. A lista continua, com a preponderância absoluta da África.

Em número de analfabetos a lista é quase a mesma. Dos 20 países com maior número de analfabetos, 18 estão na África.

Do outro lado do muro, o lado da humanidade A, as 20 melhores universidades do mundo são, na ordem: MIT (USA), Stanford (USA), Harvard (USA), Oxford (UK), Cambridge (UK), CalTech (USA), Princeton (USA), Chicago (USA), Yale (USA), Berkeley (USA), Columbia (USA), Imperial College (UK), Pennsylvania (USA), ETH-Zurich (Suíça), John Hopkins (USA), UCLA (USA), UCL (UK), Cornell (USA), Washington (USA) e Nanyang (Singapura). São 14 universidades americanas, 4 do Reino Unido, 1 da Suíça e 1 de Singapura.

O que esses dados nos dizem? Apenas confirmam essa realidade bruta. O fosso entre esses dois mundos só se larga e, cada vez, mais rapidamente. Façamos as hipóteses que quisermos, mas, eu penso que não tem volta. O racha está criado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa