terça-feira, 29 de julho de 2014

O voto de Minas

Há uma crença, corroborada pelos fatos até agora, de que ninguém jamais ganhou uma eleição para presidente do Brasil sem ter ganho em Minas. De fato, analisando o período mais recente, Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma, ganharam em Minas. 
Isso pode se explicar pelo fato de Minas ser um grande colégio eleitoral, o segundo maior do país. E também em razão das condições sócio-geográficas e históricas, que fizeram de Minas um Estado síntese do Brasil. A opinião pública no estado pode ser considerada um termômetro da opinião pública no país. Políticos antigos tanto já sabiam disso que usavam dizer: para onde Minas se inclina, inclina-se também o Brasil. 
Pois agora, Minas virou. O estado já foi majoritariamente petista, assim como sua capital. Agora tudo indica que cansou-se do PT. Os mineiros cansaram das mentiras, roubalheira e, principalmente, da truculência e prepotência que fazem parte do "pacote". O PT comporta-se como o dono da verdade. E os mineiros, eternos desconfiados, não só não acreditam em donos da verdade, como não suportam que alguém venha lhes impor um caminho. As sinuosas estradas de Minas sempre foram caminhos de liberdade, que exige atenção e vigilância para ser mantida, pois em cada curva pode se esconder uma emboscada do opressor.
Essa atenção aos pequenos sinais, faz de nós um povo que lê nas entrelinhas e percebe o que não foi dito. Pois Minas já se decidiu. E não apoiará essa senhora que quer se passar, ora por mineira, ora por gaúcha, mas comporta-se mesmo é como uma agente búlgara ainda na era soviética. 
Chega de incompetência, má fé e autoritarismo. O Brasil merece muito mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa