terça-feira, 6 de março de 2012

Mundo faz-de-conta

O recente incêndio na estação brasileira na Antártida expõe uma de nossas mais lamentáveis e profundas feridas: o descaso com a pesquisa e desenvolvimento científico, como parte do descaso com a Educação como um todo.
O desgoverno Dilma já tinha formalizado esse descaso via orçamento. Ano após ano, durante o desgoverno do seu antecessor, o orçamento do ProAntar vinha caindo e chegou a míseros 11 milhões de reais na peça orçamentária (outra ficção governamental) de 2012. Esse valor representa uma redução de 42% em relação ao ano de 2011!
Pois agora, o governo vai ter que gastar 100 mil só na recuperação da estrutura física da base, sem contar a contabilização da perda de 10 milhões em equipamentos e a perda inestimável e irreparável de horas, dias, meses e anos de pesquisas, além de duas vidas humanas.
Pergunta-se: para quê temos essa base na Antártida se negamos a ela qualquer atenção? Temos a base por uma questão de aparência? para sossegar os militares? só para fincar o pé e demonstrar nossa soberania ao mundo? Afinal se outras nações tem bases lá, nós também temos que ter... É um pouco o eterno complexo de vira-latas aliado à incompetência governamental dourada com ufanismo de quinta categoria e populismo sindicalista.
Só que não é fingindo que investimos em educação e desenvolvimento científico que chegaremos lá. Os ministros da Tecnologia, tanto o que sai quanto o que entra, demonstram entender menos do assunto que o bispo Crivella entende de anzol. E a única coisa que as autoridades palacianas fizeram até agora foi lamentar profundamente.
Quem lamenta somos nós, caras-pálidas, que pagamos os impostos!

Um comentário:

  1. Gostei da matéria, assino embaixo. Já começa com o título apropriado. Colocando os pingos nos 'i's. Graças a análises objetivas como as suas e de outros blogueiros da Resistência Democrática, ficamos sabendo detalhes que a grande mídia dominada esconde. Por exemplo, o fato do novo ministro ser sobrinho de pEdir MAisCEDO.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa