sábado, 10 de março de 2012

Chute no traseiro do governo

Na semana passada a saia justa do governo Dilma foi a declaração do secretário da FIFA de que o Brasil deveria levar um chute no traseiro por causa do atraso nas obras da Copa. Faço apenas uma correção à frase do secretário: deveria ter dito, ao invés do Brasil, que o governo do Brasil merecia o chute na bunda.
Não vale argumentar sobre a prepotência da FIFA, soberania, etc. Uma vez que o governo brasileiro não só aceitou, mas patrocinou, deu aval e tudo fez, inclusive com o "lobby" ativo do Lula, para que a Copa de 2014 viesse para cá, esperando obviamente tirar vantagens políticas desse fato, as regras do jogo foram também aceitas por esse mesmo governo.
Esse mesmo governo Lula-Dilma se esqueceu que, no caso de uma instituição como a Fifa, palavras e promessas vazias, sem a ação correspondente, não seriam suficientes. A Fifa, ao contrário dos eleitores brasileiros, iria cobrar resultados pois há muito dinheiro e responsabilidade envolvidos. Um governo incompetente em um país avacalhado e corrupto, não deveria ter se comprometido em fazer o que já se sabia que não daria conta.
Foi uma temeridade ter aceito patrocinar a Copa. Não tínhamos, nao temos e nem teremos a infra-estrutura para 2014. Falta transporte urbano, faltam hotéis, falta segurança nas ruas, faltam portos e aeroportos. Em suma: falta tudo. Se a Fifa insistir nessa aventura essa Copa será um fiasco.
A grosseria do secretário pode ser explicada de duas maneiras: ou está procurando criar um motivo para o "rompimento" ou está realmente cansado das promessas não cumpridas e desculpas esfarrapadas. É interessante perceber que a população brasileira não se abalou com a frase do secretário. Quem ficou com os brios feridos, foi o governo Dilma, porque afinal não foi a pifia oposição brasileira quem fez o diagnostico da incompetencia, mas uma instituição internacional centenaria e mundialmente celebrada.
O secretário Valcke disse o que muitos brasileiros gostariam de dizer: esse governo deveria ganhar um belo chute no traseiro!

2 comentários:

  1. Parabéns pela análise, apóio as conclusões da matéria. Complementando, há a questão dos erros de tradução argumentados pelos analistas. Provavelmente, além do erro no 'chute no traseiro', o alvo era mesmo o governo. A mídia chapa-branca dominada nos fez crer que o alvo é o Brasil, somos todos nós. Muito apropriada a sua observação em separar o que chamam de "Brasil" e o que deveria ser esse desgoverno petralha. Sempre querem falar em nome do povo e do Brasil, quando na verdade se trata de uma quadrilha que se apoderou das instituições brasileiras.

    ResponderExcluir
  2. Certo. E quem escolheu e elegeu esses (des)governantes?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa