domingo, 20 de abril de 2014

Esquerda direitista

Depois de ler o sensacional texto do Gabeira, "O farmacêutico do ar" (ver aqui), fiquei refletindo sobre o significado hoje no Brasil de alguém ser de direita ou de esquerda. Eu sempre me considerei de esquerda. Como o Gabeira, apoiei o PT, cheguei até a votar neles, confesso. Mas o Gabeira é o meu álibi e o meu consolo. Se até ele, que esteve na clandestinidade, que conheceu pessoalmente vários dos atuais líderes dessa facção, se enganou com essa gente, quem sou eu para ter estado a salvo desse engano? 
Mas isso é uma digressão. Voltando ao assunto, o que significa ser de esquerda ou de direita no Brasil de 2014? Se o rechonchudo André Vargas com aquele punho levantado é uma imagem da atual "esquerda" brasileira, estou longe deles. Se Lula beijando a mão de Maluf também é uma imagem icônica da esquerda, quero distância. Se a "amizade" com a família Sarney ou com Fernando Collor é um pré-requisito para ser de esquerda, "tô fora"!

Prefiro estar em companhia de um Gabeira, mesmo desiludido como ele. Talvez, na nova definição política dos militantes descerebrados e dos militantes aproveitadores e oportunistas, Fernando Gabeira seja "de direita". Afinal, todos os que não concordam com essa lamaceira espalhada pelo PT, todos os que ainda procuram achar um caminho político que não seja cínico, são taxados de direitistas hidrófobos.
O PT desmoralizou tanto a atividade política que aparelhou até mesmo o conceito de esquerdismo político e apropriou-se dele, como se apropriou do Estado brasileiro. E, ao apropriar-se, destruiu-o, como está destruindo as instituições estatais. Aquilo que o PT considera hoje esquerda é de um conservadorismo atroz (Maluf), oligárquico e reacionário (Sarney), mas, antes de tudo, representa apenas um grande, retumbante e monumental atraso, cujo grande exemplo é seu aliado Marcos Feliciano. O PT criou um novo conceito político no Brasil. O PT criou a esquerda direitista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa