domingo, 27 de abril de 2014

Não vai ter Copa!

A Copa do mundo pode até acontecer. Afinal são muitos e milionários os interesses envolvidos. Mas o gostinho que o governo esperava, de que o povo, esquecido de seus problemas, saisse às ruas, eufórico, vibrando com  a Seleção e dando uma banana pros críticos do governo, esse gostinho o governo Dilma não vai ter.
Ao contrário, se dará por satisfeito se a Copa transcorrer sem maior participação popular, ou seja, sem maiores problemas que não aqueles inevitáveis originados da desorganização e da falta de planejamento que são marcas nacionais. A participação popular na Copa é problemática para o governo porque, devido ao grau generalizado de insatisfação, por um triz tudo pode descambar. E a repressão polícial só vai piorar as coisas.
É por essas e por outras que Blatter e Dilma cancelaram os discursos. Será a primeira abertura de Copa do Mundo sem nenhuma palavra, quer do chefe de estado do país sede, quer do presidente da entidade mundial do futebol! Só por issa, essa Copa já entraria para a história. Mas, provavelmente, vai ter muito mais. 
Se o Brasil ganhar, jogando em casa, não terá feito mais que a obrigação. E se o Brasil perder, a insatisfação do povo acumulada com a roubalheira, a inflação, a calamidade da saúde, a violência, será adicionada à frustração do fracasso esportivo.
Pior ainda, será logo depois, na ressaca da folia, quando tivermos que voltar à realidade nua e crua e nos confrontar com o fato de que esse evento quase nada trouxe de benefício para o país, exceto para aqueles grupelhos de sempre que se locupletaram com os gastos mirabolantes nos estádios.
Agora não tem mais jeito. Mesmo que o governo quisesse, não pode cancelar o evento. A imagem do Brasil, que já não está boa, ficaria em uma situação lastimável. Arrependido está o Sr. Blatter, como já declarou, e deve estar também a dona Dilma. Enquanto isso, Lula, o mentor de tudo, fica caladinho, escondidinho, fingindo, como sempre, que não tem nada a ver com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa