sexta-feira, 28 de julho de 2017

Corrupto honesto

É como se fosse um vício, uma dependência química! O corrupto não pára de agir como tal, nem mesmo perante os riscos iminentes. Veja-se o caso Bendine. Nas vésperas de assumir a presidência da Petrobras, pediu propina à Odebrecht, para blindar a empreiteira contra as investigações da Lava Jato dentro da estatal. E, segundo Marcelo Odebrecht, a propina foi paga quando ele, Marcelo, já estava preso!

Eles não aprendem nada e não esquecem nada. Não desistem de suas atividades criminosas, ou confiando na impunidade, ou porque não conseguem resistir mesmo. Aldemir Bendine chegou até à sofisticação de recolher Imposto de Renda sobre a propina! Isso é que é corrupto honesto, pagador de impostos, cidadão consciente de seus deveres e responsabilidades! O Brasil é mesmo insuperável no quesito piada pronta.

Aldemir Bendine, Eduardo Cunha, Sérgio Cabral e Geddel Vieira Lima, são nomes que entrarão para a história da corrupção, cada um por um motivo diferente, mas todos pelo surrealismo de suas atitudes. 

A Psiquiatria e a Psicanálise tem que se debruçar sobre esses casos, para tentar entender o que se passa no cérebro dessas pessoas. Não parece ser só uma questão de dinheiro. O corrupto-dependente não consegue ver passar uma "oportunidade" sem fazer nada, mesmo que o risco seja alto e o valor seja baixo. Geddel, por exemplo, perdeu o cargo de ministro por conta de um apartamento na  praia. Ora, para um corrupto velho-de-guerra como ele, acostumado a amealhar milhares de reais ao longo de toda uma vida de "trabalho", a liberação da construção de um prediozinho no qual Geddel tinha um apartamentinho, não seria motivo para correr risco. Mas, ele não resistiu. Isso é compulsivo!

O mesmo se pode dizer de Eduarco Cunha e Sérgio Cabral, cujas digitais estão impressas em todas as áreas por onde passaram e tiveram algum poder ou influência. Cunha surrupiava até o fundo de aposentadoria dos funcionários da companhia de água e esgotos do Rio (Cedae). Cabral ganhava comissão até sobre os aumentos das passagens de ônibus.

Nas mãos de gente assim, é que está colocado o destino da nação. Aterrorizante, mas verdadeiro. Eles tomaram mesmo o poder. A dúvida é se conseguiremos expulsá-los de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa