sexta-feira, 2 de novembro de 2018

O simbolismo da campanha Bolsonaro

Tenho lido nos jornais, artigos de pessoas idôneas, sem comprometimento ideológico, espantadas com o que aconteceu no país.

Ainda não conseguiram entender o fenômeno Bolsonaro. Agora já admitem que não foi uma vitória do fascismo, nem de uma possível ditadura; admitem que as minorias serão respeitadas conforme as leis e a Constituição exigem. Portanto, o voto em Bolsonaro não foi, e nem poderia ser, um cheque em branco, nem foi apoio a um suposto vale-tudo.

Até porque, nem o presidente eleito, nem seu vice, nem ninguém de sua equipe, postularam isso. A campanha foi feita em cima de temas que são caros ao cidadão comum. E é apenas o cumprimento das promessas de campanha,o que o povo espera. Nada mais, nada menos.

Portanto, não dá para entender o espanto dessas mentes privilegiadas. O que a maioria do povo, o cidadão comum que faz supermercado, pega ônibus, enfrenta o trânsito, trabalha, quer? Quer apenas viver em paz. Quer ter trabalho, quer ter segurança para andar nas ruas, quer ter um sistema de educação condigno para seus filhos. Quer criar sua família com seus valores morais, sem interferência do Estado. Quer professar a religião de sua escolha, ou nenhuma religião, também sem interferência do poder público.

E, sobretudo, NÃO QUER continuar a carregar nas costas um governo e um sistema político corruptos e perdulários.

Bolsonaro sintetiza tudo isso que a maioria quer. E passa credibilidade, porque é sincero, não faz jogo político, não fala para agradar ao interlocutor, mesmo que suas opiniões pessoais sejam politicamente incorretas.

Assustados, esses articulistas, sem mais nada o que dizer, derramam  interrogações sobre a possibilidade de se concretizarem essas promessas, que são a esperança da nação. Fiquem tranquilos, o povo foi quem fez a campanha e  foi o povo que votou em si mesmo. E vai ser o povo que realizará essas expectativas. Bolsonaro é, antes de mais nada, um símbolo, como um líder deve ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa