domingo, 22 de março de 2020

Loucos anos 20

Esse veio com força! Não suspeitávamos em dezembro, o que seria esse ano bissexto! Agora já dá para sentir-lhe o pulso. Veio com força!

Além das vidas perdidas, o maior problema, que nos deixará esse 2020, será a recessão econômica, até porque não dá para estimar precisamente ainda o tamanho do buraco e sua duração.

Tenho para mim, que essa queda da economia poderá ser maior que a depressão decorrente da quebra da Bolsa em 1929. O desemprego será produzido quase que imediatamente, decorrente das falências e paralisações inevitáveis.

Entre 1929 e 1932, o PIB mundial caiu 15%. Em relação ao PIB estimado da época, a queda foi de aproximadamente 24 bilhões de dólares.
Agora, as previsões são de uma perda econômica de 3 a 4 trilhões de dólares, entre 2020 e 2023.

Claro que, considerando o tamanho da população à época e agora, a perda do PIB per capita em 1929 é imbatível, mas, o impacto da recessão atual sobre uma população muito maior, pode ser mais devastador.

Essas rupturas costumam acelerar ou precipitar acontecimentos históricos. O crash de 29 foi seguido pela ascensão de regimes totalitários em todo o mundo e pela Segunda Guerra Mundial. A derrocada política do comunismo em 1989, que culminou com o fim da União Soviética em 1990, foram precedidos e influenciados pelo desastre de Chernobyl em 1986.

Resta-nos torcer para que a queda não seja tão profunda e duradoura e que as mudanças que, porventura, vierem a ocorrer sejam aquelas benéficas das quais andamos tão necessitados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa