quarta-feira, 25 de março de 2020

Perigo para o vírus

A história da humanidade é uma vergonhosa sucessão de horrores: guerras, pilhagens, assassinatos, estupros, escravidão, torturas, enfim, sofrimento de todas as formas e graus, imposto aos nossos semelhantes por causa de etnia, raça, cor da pele, nacionalidade, gênero, casta, nível social, religião, gosto, cultura e por mais qualquer outra ínfima coisa que possa servir para nos distinguir uns dos outros.

O outro, o diferente, é sempre visto como a encarnação do Mal. Entretanto, mesmo os iguais, não são tão iguais assim. Os reinos e impérios, desde sempre, mesmo que constituídos de apenas um grupo étnico homogêneo, tal como os mongóis, os aztecas e os egípcios, todos eles impuseram mais sofrimento do que benefícios às respectivas populações. A começar muitas vezes na família. 
Não era incomum, em muitas culturas, que a sucessão na liderança do grupo fosse precedida ou sucedida por um derramamento de sangue dentro da própria família. Isso chegou a ser até uma tradição no Império Otomano, quando a morte de um sultão, implicava em que o herdeiro e sucessor, imediatamente, ordenasse a execução de todos os seus irmãos.

Ou seja, o Homo sapiens é uma espécie animal muito feroz e muito perigosa! Sem sombra de dúvida, a espécie mais perigosa do planeta. Onde chegamos, houve destruição, seja de espécies vegetais, seja de espécies animais, seja do ambiente físico.

E estamos com medo de um vírus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa