quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Nova Idade das Trevas

Ninguém tem mais dúvidas que o comunismo foi uma falência sob qualquer ponto de vista: econômico, social, de direitos humanos; mas em uma coisa esse sistema foi muito eficiente: na manutenção do Estado Totalitário! Nisso, eles são insuperáveis. Haja vista a China, um dos últimos bastiões dessa desgraça que se abateu sobre a humanidade no século XX.

Exatamente por isso, o comunismo ainda é um ameaça a todos. Não me refiro à Coreia do Norte. Aquilo é mais ou menos um feudo falido, com armas atômicas, mas que não serão disparadas contra ninguém, uma vez que isso ensejaria a sua varrição imediata do planeta. Que fiquem lá, quietos, com seus ditadores delirantes até que algum dia a população escrava acorde e os defenestre.

A China, porém, é diferente. Na economia foram espertos o suficiente para abandonar todas as premissas socialistas, mas mantém, com mão de ferro, um Estado controlador, vigilante, que não abre nenhuma brecha nesse controle e demonstra, pouco a pouco, suas intenções com relação ao resto do planeta. A China sempre foi expansionista. Ao mesmo tempo que xenófobo e isolacionista, o Império do Meio foi abocanhando, ao longo da história, todos os territórios vizinhos: Manchúria, Mongólia, Tibet. E ainda quer mais, quer Formosa e as ilhas japonesas vizinhas ao seu território. Não foi por acaso que as primeiras grandes navegações aconteceram da China para o Ocidente, tendo chegado até o Império Romano do Oriente.

Pois agora, com o poder econômico recém-desenvolvido, aos poucos a China vai mostrando suas garras. Já domina a extração mineral na África, presa fácil constituída de países pobres e governantes corruptos. Com sua mão-de-obra "barata", para não dizer escrava, os produtos chineses são fabricados com custos incomparavelmente mais baixos que os do ocidente. Impossível competir com eles. É só analisar, por exemplo, a quantidade de vacinas contra o coronavírus, já quase em etapa final de produção, fabricadas na China em comparação dos as dos demais países. As chinesas Sinovac, Sinopharm, CanSino Biological e Zhifel estão na fase 3 de produção, enquanto que a Pfizer, Merck e Johnson estão ainda na primeira fase. Concorrendo com as chinesas em rapidez, em todo o ocidente, só há duas vacinas, a de Oxford e a da Moderna.

O maior risco do domínio econômico chinês, porém, está na dominação cultural. Lá, o comunismo demonstrou como controlar as massas, pelo controle estrito da informação e, mais perigoso ainda, pela desinformação programada. Eles vêm pelas beiradas; se deixarmos, vamos afundar em uma nova idade média.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa