O que mantém o PIB em pé? O PIBinho do Mantega, apesar de pequeno, ainda está de pé, ou seja, ainda está do lado positivo do sistema de referência.
Mas, além da fajutagem nas contas (veja o texto do Stephen Kanitz, aqui) , o que o está mantendo do lado de cá é o consumismo, irresponsavelmente incentivado pelo governo e pelas baixas taxas de juros reais. São esses fatores que não deixam o índice cair de vez para o lado negativo.
A desorganização econômica começou no final do governo Lula, com a gastança desenfreada para eleger o poste. Mas a conta um dia tem que ser paga e ela está vindo a conta-gotas para nós, brasileiros, sob a forma do velho dragão conhecido de todos, o dragão da inflação!
Nesses dez anos de petismo o orçamento do governo, uma ferramenta da administração, foi desprezado e abandonado. Passou a ser uma peça de ficção. Isso fica bem claro se olharmos o valor das contas denominadas "Restos a pagar", que é o nome que se dá às despesas feitas nos anos anteriores e que não foram pagas, transferindo-se essas obrigações para o ano seguinte.
Os "Restos a pagar" recebidos por Lula em 2002, eram de 20 bilhões de reais. Já não era pouca coisa, mas, de 2012 para 2013, D.Dilma transferiu, como restos a pagar, a fabulosa quantia de 200 bilhões de reais! Ou seja, só acrescentou um "zero". São dados oficiais.
Como sempre acontece nos domínios estalinistas, a presidAnta quer modificar a realidade às machadadas. Se os números não agradam, mudem-se os números. E corte-se a cabeça de quem discordar! diz a Rainha de Copas no País das Maravilhas tropicais.
Dilma conduziu o país ao desabastecimento de energia, desvalorizou a moeda, a Petrobrás e as geradoras/distribuidoras de energia elétrica. Fechou as portas às importações, para benefício de alguns poucos oligopólios e prejuízo dos demais brasileiros que são obrigados a comprar produtos de qualidade inferior por preços absurdos (como automóveis, eletrônicos, etc). Demonstra um pendor intervencionista tal, que afugenta os investidores e ainda se pergunta por quê a economia do país não cresce.
Estamos mal e, em 2013, há perigo de a inflação estourar nos dois dígitos. Afinal, não há almoço grátis e, com as contas públicas correndo desse jeito, o resultado não será outro que a corrosão do valor da moeda. E, na calada do final de ano, o governo Dilma enfiou, no bojo de uma Lei Complementar que troca o indexador da dívida de Estados e municípios, uma alteração na Lei de Responsabilidade Fiscal que a descaracteriza e praticamente anula. Se o Congresso a aprovar, todo o avanço que tivemos nessa área vai por água abaixo. Se o Congresso aprovar...mas alguém duvida que aprove?
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
domingo, 20 de janeiro de 2013
Quem é o animal?
Um participante ridículo de um programa mais ridículo ainda, o tal do Bigue Bróder, resolveu contar uma estória em que seria o autor de atos de tortura e maus-tratos a um cão. Segundo o próprio, ele teria quebrado os dentes de seu cão com um machado! Desde já informo a todos que não assisto a tal "programa" e acho que uma emissora de TV que se respeite não deveria veicular uma porcaria dessas! Fiquei sabendo do caso pelas notícias de jornal e me dou o direito de opinar.
Acho que um ser abjeto desses, deveria, sim, ser processado não só pelo que fez ao cão, como por ter trazido o fato a público, entre risos, como se fosse uma coisa boa, a ser imitada. Parece que o Ministério Público já iniciou uma ação contra essa pessoa, cujo nome não quero nem mencionar.
Essa bravata mostra bem o tipo de "formação de opinião" que se quer impingir à uma sociedade iletrada e ignorante, como a nossa, seja de qual classe social for. O pior é que os participantes do programa acabam adquirindo o status de "celebridade", de modelos a serem imitados. Estão por aí os ex-biguebróderes que viraram "atores" e "celebridades" para comprovar o que digo.
Assim, com a nossa sociedade se espelhando nesse tipo de atitude, não é de se espantar que o Brasil, quando muda, muda pra pior.
Acho que um ser abjeto desses, deveria, sim, ser processado não só pelo que fez ao cão, como por ter trazido o fato a público, entre risos, como se fosse uma coisa boa, a ser imitada. Parece que o Ministério Público já iniciou uma ação contra essa pessoa, cujo nome não quero nem mencionar.
Essa bravata mostra bem o tipo de "formação de opinião" que se quer impingir à uma sociedade iletrada e ignorante, como a nossa, seja de qual classe social for. O pior é que os participantes do programa acabam adquirindo o status de "celebridade", de modelos a serem imitados. Estão por aí os ex-biguebróderes que viraram "atores" e "celebridades" para comprovar o que digo.
Assim, com a nossa sociedade se espelhando nesse tipo de atitude, não é de se espantar que o Brasil, quando muda, muda pra pior.
Marcadores:
animal,
BIg Brother,
Globo,
tortura
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Briga no escuro
A criatura é prisioneira do seu criador. Na verdade, para um poste na escuridão, até que Dilma faz muito. Não pediu para ser presidenta. Foi escolhida por artes necromânticas do Desencarnado, que queria... um poste na presidência! Isso muito lhe facilitaria (a ele, não a ela) as coisas em 2014. O poste ficaria ali, esquentando o troninho, enquanto ele governaria das sombras de S. Bernardo, mexendo os pauzinhos através de seus representantes com cargo e assento no governo. Ainda não deu muito certo!
Dos lacaios lulistas, alguns foram defenestrados, como o "Palóffi", ou silenciados, como o Pimentel. Restaram Gilberto de Carvalho e Marco Aurélio Garcia, que além de fazerem espionagem pro Molusco, não servem para muita coisa.
Dilma não tem como tirá-los do governo, mas tem como deixar Lula acuado, nas cordas. Basta acionar a Polícia Federal.
E, Lula, que de bobo não tem nada, fingiu que jogou a toalha. Superando o mutismo, mandou recado através de amigos, dizendo que desistiu de disputar a presidência em 2014. Vai disputar um cargo no Senado e apoiar a Dilma. Óbvio! Garoto esperto!
Mas, ao mesmo tempo, dá o troco, fazendo-se presente no cenário a qualquer custo. Anunciou uma caravana pelo Brasil em fevereiro. Para quê? Para nos explicar o caso Rose é que não é!
E está convocando alguns ministros (Celso Amorim, Marco Aurélio Garcia, Luciano Coutinho, presidente do BNDES e outros) para um Seminário promovido pelo Instituto Lula, para falar de política externa!
Se o governante fosse FHC dava até pra entender os movimentos do Molusco, mas sendo o poste que ele escolheu, o que isso significa? Que briga é essa?
PS- Lula vai a Cuba visitar Hugo Chávez. Pela fama de pé frio do Molusco...
Dos lacaios lulistas, alguns foram defenestrados, como o "Palóffi", ou silenciados, como o Pimentel. Restaram Gilberto de Carvalho e Marco Aurélio Garcia, que além de fazerem espionagem pro Molusco, não servem para muita coisa.
Dilma não tem como tirá-los do governo, mas tem como deixar Lula acuado, nas cordas. Basta acionar a Polícia Federal.
E, Lula, que de bobo não tem nada, fingiu que jogou a toalha. Superando o mutismo, mandou recado através de amigos, dizendo que desistiu de disputar a presidência em 2014. Vai disputar um cargo no Senado e apoiar a Dilma. Óbvio! Garoto esperto!
Mas, ao mesmo tempo, dá o troco, fazendo-se presente no cenário a qualquer custo. Anunciou uma caravana pelo Brasil em fevereiro. Para quê? Para nos explicar o caso Rose é que não é!
E está convocando alguns ministros (Celso Amorim, Marco Aurélio Garcia, Luciano Coutinho, presidente do BNDES e outros) para um Seminário promovido pelo Instituto Lula, para falar de política externa!
Se o governante fosse FHC dava até pra entender os movimentos do Molusco, mas sendo o poste que ele escolheu, o que isso significa? Que briga é essa?
PS- Lula vai a Cuba visitar Hugo Chávez. Pela fama de pé frio do Molusco...
Assinar:
Comentários (Atom)
Seguidores do Blog
Blogs que sigo
No Twitter:
Wikipedia
Resultados da pesquisa