segunda-feira, 19 de maio de 2014

E a polícia, como é que fica?

Falar mal de policiais é um esporte cultivado com carinho pelos esquerdopatas. Associam a atividade policial à repressão dos anos de ditadura e se esquecem que sem polícia fica impossível viver em sociedade. As recentes greves da PM na Bahia e em Pernambuco demonstramn claramente a instalação do caos social na ausência do policiamento urbano.
Se mesmo com a polícia atuando, a violência tem atingido a escala de guerra civil, imagine-se sem ela.
No entanto, nossa sociedade, quando está tudo aparentemente normal, presta pouca atenção a essa classe de servidores públicos. As polícias são usualmente mal remuneradas, mal equipadas, mal treinadas e ainda são o alvo preferencial das reclamações das ONG's de "direitos humanos".
Ninguém se dá conta que um policial é um ser humano e um cidadão como qualquer outro de nós e que se submete à pesada exigência profissional de arriscar a vida para defender a de outros cidadãos.
Enquanto isso, o "sistema" está cheio de salvaguardas e proteções aos bandidos. Não admira que o crime prospere nessas circunstâncias. A começar dos menores infratores que praticamente tem imunidade para assaltar e matar, a ausência de punição e de defesa da sociedade continua também depois da maioridade.

Na noite de sexta-feira, dia16/05,  em Belo Horizonte, mais uma vez um policial for assassinado por um bandido que já tinha sido preso por quatro vezes e era portador de ficha criminal onde constavam roubos, furtos, tráfico de drogas. Essa pessoa, com essa história, representando um risco permanente à sociedade, estava solta, armada e pode tirar a vida do PM André Luiz Lucas Neves, de apenas 27 anos, quando esse policial à paisana e fora de serviço, tentou cumprir seu dever e evitar um assalto.
A Polícia Militar está revoltada, com razão,  e assim também está grande parte da população. Até quando vamos permitir que bandidos sejam soltos e possam tranquilamente continuar sua trajetória criminosa, eliminando, em seu caminho, vidas inocentes e preciosas?
É preciso rever o Código Penal e eliminar as barreiras à punição de criminosos contumazes. É preciso que a lei puna ainda com mais rigor aquele que tira a vida de um agente policial. É preciso que a atividade policial seja mais valorizada, que o policial seja mais bem treinado, possa estudar, aprimorar-se, receba um salário condigno e seja corretamente equipado com o que de mais avançado tecnologicamente houver nessa área. Se quisermos ter paz social é preciso que a polícia seja respeitada e temida pelos bandidos. Não o contrário!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Bolsa-Cumpanhero

Dá pra escolher o assunto. Vamos falar das refinarias de Pasadena, do Japão e Abreu Lima? Vamos falar da Copa das Copas e dos zilhões de reais desperdiçados em estádios de futebol? Vamos falar da transposição do São Francisco que já consumiu quase o dobro do previsto?
Para onde quer que se olhe, o que se vê é uma montanha de dinheiro público indo pro ralo.
Só em Abreu e Lima, a maior obra do PAC, gastou-se 36 bilhões de reais a mais do que o valor orçado. O custo estimado era de 4 bilhões e já ficou em 40!!! O caso Pasadena não é nada, comparado a essa soma monstruosa que desapareceu pura e simplesmente em Pernambuco, por obra e graça do líder mor, Lula da Silva. 
Agora ficamos sabendo que a Petrobras já tinha "captado" 10,5 bilhões de reais para a construção da refinaria do Hugo Chávez, antes mesmo de ter aprovado o estudo de viabilidade econômica. O diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, que está preso, já havia firmado com a Jaraguá (também envolvida no episódio desvendado pela Operação Lava-jato da Polícia Federal) contratos de mais de 1 bilhão em novembro de 2009. O estudo de viabilidade só foi apresentado e aprovado pelo Conselho em janeiro de 2010.
Esse mesmo diretor assinou mais de 150 aditivos aumentando o valor dos contratos.
Há mais! Uma outra notícia está passando despercebida! Trata-se da Petrobras Asphalt, constituída em 2010 e fechada em 2013, que fabricaria asfalto como subproduto do petróleo refinado em Pasadena. Nem mesmo os acionistas foram comunicados da criação de mais esse sumidouro de dinheiro. Esse esqueleto ainda está guardado no armário. Deve haver muitos outros. Por quê não haveria? A cumpanherada tem que ganhar o leite das criancinhas, não é?

Dá para entender por que o PT não quer largar o governo. Com esse programa bolsa-cumpanhero eles vão fazer de tudo para não terem que abandonar as deliciosas tetas estatais. Vale até chute na canela e dedo no olho do adversário, para não dizer outra coisa.

terça-feira, 13 de maio de 2014

País Maravilhoso

Dilma foi ao nordeste "inaugurar" a transposição do S.Francisco! A obra, que estava prevista para estar pronta em 2010, vai ficar pronta - se ficar - conforme a última previsão, ou melhor, o último chute, somente em 2015. 
Em um raro acesso de humildade a soberana admitiu que as obras estão atrasadas! Que espanto! Quase nada se faz com atraso aqui! Nada é superfaturado! Nada estoura os valores orçados! 
Dilma, ao mesmo tempo em que admitia essa "falha", justificava-a dizendo que a causa do atraso "é que a obra foi subestimada"! É mesmo? Verdade? Não dá pra acreditar que um país tão organizado, com tanto planejamento, coloque em marcha uma obra faraônica desse porte, sem uma criteriosa e perfeita avaliação de todos os obstáculos, problemas e circunstâncias que possam interferir com o seu cronograma. Não! Jamais o estado brasileiro iria investir bilhões em um projeto dessa magnitude, sem se precaver contra todas as possibilidades negativas, afinal, trata-se de dinheiro público e isso aqui é cuidado sempre com o maior critério.
Mas, já que por razões insondáveis, cometeu-se o pecado de se subestimar a "complexidade da coisa", temos que aceitar as desculpas da soberana. Se não tivesse sido subestimada, a transposição do rio S.Francisco estaria então pronta. Dona Dilma diz textualmente: "Fomos aprendendo durante o processo. Os projetos melhoraram de qualidade e tivemos que refazê-los".
Será que entendi direito? Como os projetos foram melhorando durante a obra (primeiro caso no mundo!), tiveram que refazê-los para manter o padrão anterior?
Continua a sabichona do planalto: "As negociações também avançaram...e as empresas hoje estão mais capacitadas". Agora, entendi corretamente. Quando o poder público abre uma licitação para uma obra qualquer, as empresas que ganham essa licitação não estão plenamente capacitadas, gente! Muito lógico!
Mas à medida que as negociações "avançam" a capacitação das empresas aumenta exponencialmente. Quanto mais avanços nas negociações, mais capacitadas ficam as empresas! Como é que eu não tinha percebido isso antes? Como é que a oposição não enxerga isso? 
Os custos - ela não tocou nesse assunto - também avançaram! Partindo do valor subestimado inicial de 4,6 bilhões, as negociações "avançaram" para um valor de 8,2 bilhões. Houve só um acréscimo de 80%, aumento que deve ter ocorrido também logicamente com a capacitação das empresas. Somos um país maravilhoso! Ninguém vê isso?

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa