terça-feira, 13 de maio de 2014

País Maravilhoso

Dilma foi ao nordeste "inaugurar" a transposição do S.Francisco! A obra, que estava prevista para estar pronta em 2010, vai ficar pronta - se ficar - conforme a última previsão, ou melhor, o último chute, somente em 2015. 
Em um raro acesso de humildade a soberana admitiu que as obras estão atrasadas! Que espanto! Quase nada se faz com atraso aqui! Nada é superfaturado! Nada estoura os valores orçados! 
Dilma, ao mesmo tempo em que admitia essa "falha", justificava-a dizendo que a causa do atraso "é que a obra foi subestimada"! É mesmo? Verdade? Não dá pra acreditar que um país tão organizado, com tanto planejamento, coloque em marcha uma obra faraônica desse porte, sem uma criteriosa e perfeita avaliação de todos os obstáculos, problemas e circunstâncias que possam interferir com o seu cronograma. Não! Jamais o estado brasileiro iria investir bilhões em um projeto dessa magnitude, sem se precaver contra todas as possibilidades negativas, afinal, trata-se de dinheiro público e isso aqui é cuidado sempre com o maior critério.
Mas, já que por razões insondáveis, cometeu-se o pecado de se subestimar a "complexidade da coisa", temos que aceitar as desculpas da soberana. Se não tivesse sido subestimada, a transposição do rio S.Francisco estaria então pronta. Dona Dilma diz textualmente: "Fomos aprendendo durante o processo. Os projetos melhoraram de qualidade e tivemos que refazê-los".
Será que entendi direito? Como os projetos foram melhorando durante a obra (primeiro caso no mundo!), tiveram que refazê-los para manter o padrão anterior?
Continua a sabichona do planalto: "As negociações também avançaram...e as empresas hoje estão mais capacitadas". Agora, entendi corretamente. Quando o poder público abre uma licitação para uma obra qualquer, as empresas que ganham essa licitação não estão plenamente capacitadas, gente! Muito lógico!
Mas à medida que as negociações "avançam" a capacitação das empresas aumenta exponencialmente. Quanto mais avanços nas negociações, mais capacitadas ficam as empresas! Como é que eu não tinha percebido isso antes? Como é que a oposição não enxerga isso? 
Os custos - ela não tocou nesse assunto - também avançaram! Partindo do valor subestimado inicial de 4,6 bilhões, as negociações "avançaram" para um valor de 8,2 bilhões. Houve só um acréscimo de 80%, aumento que deve ter ocorrido também logicamente com a capacitação das empresas. Somos um país maravilhoso! Ninguém vê isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa