quinta-feira, 29 de maio de 2014

Índio quer mais do que apito!

Nunca vi tanto índio no asfalto. Tem mais índio agora que no carnaval! Doravante quero ver como vamos convencer os estrangeiros que não há índios atirando flechas nas ruas das cidades brasileiras. 
Depois de verem estampadas dezenas de fotos de índios enfrentando policiais a cavalo na capital da República vai ser difícil que eles acreditem.
E alguém pode me explicar por que razão a polícia não quis deixar a manifestação dos indígenas se aproximar do estádio Mané Garrincha? Se é para transformar o estádio no alvo principal das manifestações contra-tudo, que vão explodir no mês de junho, não precisava fazer melhor.
Índios de cocar, arco e flecha são emblemáticos. Melhor símbolo da nação tupiniquim explorada e vilipendiada durante 500 anos não há. Depois de cinco séculos, um brasileiro de tanga, de cocar de penas e arco na mão, responde: Essa terra tem dono
Sim, dona Fifa, essa terra tem dono e parece que ele está acordando agora. E os índios locais não vão se contentar com apitos, espelhinhos e outras bugigangas não. Os índios locais querem escolas, hospitais, assistência médica, aposentadoria, transporte urbano que preste, garantia de poder viver em paz e sem violência. Os índios, enfim, querem civilização! Sim, queremos participar do banquete. Não desse simulacro que aqui foi implantado. Não essa transposição, para os trópicos, de maneirismos europeus, cheios de rapapés nos salões, cheios da polidez formal e falsa dos bacharéis cuja função é fazer valer a lei só para os desvalidos, enquanto quem se locupleta com a festa continua limpando as beiçolas engorduradas com guardanapos de linho e a patuléia olha de fora da janela, com fome, doente e maltrapilha.
Os índios locais se cansaram da enganação. Os índios locais não querem mais os antigos senhores, nem os seus feitores que recentemente chegaram ao poder e são ainda piores que os velhos patrões. Não adianta vir com cavalos. Os índios locais vão tomar as rédeas na mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa