quinta-feira, 3 de maio de 2012

Entranhas expostas

O que se esperava no caso Cachoeira está começando a acontecer. A cada dia, mais um fio do novelo aparece, expondo a quem quiser ver, e mesmo a quem não quiser, a podridão das entranhas da política brasileira. Pelo visto, o "organismo" está todo infectado. Não há órgão que escape.
Nesse submundo não se distingue mais quem é da oposição, quem é da situação. Aliás, nesse submundo, oposição e situação só tem sentido se se referirem a pertencer ou não pertencer à mafia. Estar ou não no governo é apenas um detalhe circunstancial.
O exercício da política nunca foi, em tempo e lugar algum, um exercício de santidade, mas o que nós, brasileiros, conseguimos produzir nessa matéria é certamente algo original, único, especial na história do mundo. Conseguimos abolir toda e qualquer ideologia! Como recentemente "profetizava" o prefeito Kassab: "o meu partido não é de direita, nem de esquerda, nem de centro". Realmente! Como já sabíamos, a ideologia - de qualquer cor, ou matiz -  há muito foi descartada e substituída pelos interesses pessoais dos mais mesquinhos e escusos. Cargos e funções nada mais são do que um grande balcão de negócios onde os políticos esfregam suas barrigas sebentas à procura de vantagens pessoais inconfessáveis.
Bem público? Isso é uma piada contada para trouxas como nós!
Entretanto esse nivelamento por baixo, essa equalização de mazelas, traz um enorme risco embutido. Foi em um caldo semelhante, embora até menos podre, que o nazismo floresceu na República de Weimar. Quando todos os agentes políticos estavam desacreditados, quando o sistema representativo não tinha mais nada a oferecer ao povo alemão, foi que os fanáticos nazistas viram sua grande oportunidade de chegar ao poder. Felizmente não temos no Brasil um grupo organizado à espreita de uma oportunidade, mesmo assim existe o risco e isso é demonstrado pela nossa história republicana de golpes e contragolpes nas constituições e na democracia. Não podemos brincar com fogo.
O que se espera agora, é que a população brasileira vá para as ruas e exija que se apure tudo e que os culpados sejam identificados, julgados e punidos. E banidos da vida pública. A começar pelo cadáver insepulto que já está se decompondo à vista da nação em pleno Supremo Tribunal Federal: o mensalão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa