sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O Petróleo é deles! (ou Por que a Petrobras não pode ser privatizada?)

O PT já usou e abusou de acusar seus adversários de quererem privatizar a Petrobras, como se isso fosse uma coisa negativa para o país.  É óbvio que o PT faz isso, não por interesse em "defender" um patrimônio do povo brasileiro, até porque ao que se saiba, nenhum partido tem em seu programa a privatização da maior empresa brasileira. Isso é só mais uma balela eleitoreira a que o PT recorre, especialmente nas horas em que está acuado.
Mas a verdade é que a grande questão deveria ser: por que a Petrobras não pode, ou não deve, ser privatizada? Por que tem que permanecer nas mãos do Estado? O que a população brasileira ganha com isso? Dizer que é nosso patrimônio é outra balela, o que eu ganho com esse patrimônio diferentemente se fosse de terceiros?
Se a Petrobras fosse uma empresa privada, o povo brasileiro ganharia muito mais. Hoje sabemos que a Petrobras é um sangradouro. São palavras da senhora presidenta que disse já ter estancado as sangrias. 
Há doze anos a privatização da Petrobras, no pior sentido, já foi conduzida pelo PT, que a entregou à sanha de uma máfia do seu partido e de aliados que fizeram lá o que quiseram fazer. Essa privatização nada rendeu aos cofres do Tesouro; ao contrário, ao sangrarem a Petrobras, de lá retiraram recursos que acabaram por diminuir 70% o seu valor de mercado. Se for vendida hoje, aos preços atuais, os cofres públicos receberão um terço do que receberiam alguns anos atrás. A sangria foi tanta que a Petrobras vai demorar alguns anos (ou mesmo décadas) para se recuperar.
Se a Vale não tivesse sido privatizada antes de o PT chegar ao poder, teria tido o mesmo destino da Petrobras, ou seja, ao invés de valer 10 vezes o que valia, estaria valendo 3 vezes menos.
Olhando para trás eu fico pensando: como é que nós deixamos isso acontecer? Isso não é um partido político, é uma quadrilha de assaltantes dos cofres públicos! 
Caso seja provado ter existido mais um propinoduto para o partido nos moldes do mensalão, uma providência drástica vai ter que ser tomada. Esse partido vai ter que ser extinto, vai ter que ser banido da política! Não há meio termo.
E a Petrobras tem que ser privatizada o mais rápido possível para salvaguarda dos cofres públicos e legitimidade da atividade política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa