terça-feira, 21 de novembro de 2017

Eles contra nós

Nós, brasileiros, estamos exauridos, enojados, cansados dessa atividade pútrida a que dão o nome de política. E, pior, estamos sem esperança, sem expectativas sobre o que ocorrerá daqui pra frente. A classe política foi nos encurralando em um beco sem saída, quando só o que fizeram foi tramar, contra nós, uma escapatória, para eles continuarem impunes e exercendo os seus podres poderes.

A população brasileira está descrente de que as eleições de 2018 irão resolver nossos problemas. Na verdade, a população está descrente de que eleições, quaisquer que sejam, resolvam os nossos problemas. Isso equivale a dizer que a população brasileira já não mais acredita no regime democrático representativo, porque representativo é que esse sistema não é. Portanto, eleições realizadas dentro do mesmo processo viciado irão fatalmente  conduzir ao mesmo resultado desastroso. Está aí a bastante provável reeleição de Renan Calheiros para mais 8 anos de foro privilegiado a demonstrar que o sistema não funciona a nosso favor. Está aí a possível candidatura de Aécio a deputado federal, com boas possibilidades de ser eleito simplesmente por causa do sistema proporcional, com votos dados ao partido e a outros candidatos, os chamados "puxadores de voto". Está aí a candidatura Lula, apesar da condenação - um acinte às leis e à decência - que pode até não ganhar, mas vai provocar agitação e polarização contra a candidatura Bolsonaro. 

Será ótimo para Lula que Bolsonaro se torne seu principal adversário. Bater nele é fácil e assim as mazelas e os crimes de Lula saem do foco da discussão. Afinal, pode-se recriar o mito da candidatura do "bem" contra o "mal", do "progressista" contra o "retrógrado", do "tolerante" contra o "homofóbico", etc, etc.

 É por isso que não sai a reforma política. É por isso que não sai o voto distrital. Do jeito que está, está muito bom para eles.

Agora, já não bastam remendos. O Brasil precisa de uma refundação, que tem que ser feita sem a participação dos bandidos e das organizações criminosas que usurparam o poder. Como é que se faz isso é que é o problema. É por isso que tanta gente hoje clama por uma intervenção militar. É porque sabe que, dentro da classe política tradicional, não se encontra a solução. E sabe ainda que a classe política tradicional vai continuar manobrando pela impunidade e pela continuidade da roubalheira. Sabe que os nossos problemas de segurança, saúde  e educação, desigualdade e desemprego, vão continuar sendo os mesmos, ou - mais provavelmente - vão piorar. O Rio de Janeiro e sua ALERJ estão a nos mostrar aonde chegaremos.

Cada vez fica mais claro que a solução não passa pela repetição do que já não deu certo. Alguma coisa terá que ser feita, fora do sistema atual. Não estou vendo outra saída que não seja a intervenção militar, a não ser a intervenção divina, mas essa está mais difícil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa