sexta-feira, 29 de abril de 2016

Teatro do "oprimido"

Lula e Dilma sabem que, uma vez que estejam sem foro privilegiado, irão inevitavelmente para a cadeia. A luta deles agora não é pelo partido, nem por uma "narrativa" que possa ser brandida contra os "inimigos".

A luta deles agora é pessoal. Cada um está tentando salvar a própria pele. A probabilidade de Lula e Dilma serem denunciados e julgados por todos os crimes que cometeram contra o país nesses anos todos é próxima de 100%. E a possibilidade de cada um deles pegar uma condenação de mais de 60 anos (no somatório dos processos) também é enorme.

Na verdade ainda não vimos nem a metade da "missa". O que virá depois que os arquivos todos vierem a público: a caixa preta do BNDES, os "empréstimos" a Cuba e Angola, o abuso do Banco do Brasil e da Caixa, o rombo nos fundos de pensão das estatais (Previ, Postalis, etc.), será de cair o queixo!

Esse é o medo deles, o pavor, o pânico! O medo está caracterizado pelo tom de histeria, que vai crescendo a cada manifestação. Mas, cada vez mais estão se convencendo que não haverá possibilidade de escapar, a não ser por subterfúgios que ambos estão estudando seriamente: pedir asilo em alguma embaixada estrangeira! Isso explica a retórica do golpe! Para pedir asilo, mesmo que seja em Cuba, que o daria sem exigir nenhuma justificativa, precisam se caracterizar como "perseguidos políticos", ou, ao menos tentar dar um colorido desses em suas histórias.

É claro que usam a militância, como sempre usaram, assim como as massas populares e os pelegos sindicalistas para ajudar a colorir essa narrativa. Vamos ter ainda muitos pneus queimados, a simbolizar uma "resistência popular" ao golpe. Bandeiras vermelhas serão agitadas nas ruas, pelos comandos sindicais e movimentos "sociais". Isso lhes fornecerá o cenário, o pano de fundo para encenarem a peça de teatro, que sabem encenar tão bem.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

O Gordo, o Breu e o Buraco

Jô Soares defende a cusparada do Zé do Breu e de, quebra, defende também Chico Buraco, dizendo que as pessoas não podem discordar dele, pois é um patrimônio nacional. E quase chorou ao dizer isso!
No episódio Zé do Breu, a culpa de ter levado a cusparada é das vítimas, que teriam "ofendido" o ator global. Oh, que blasfêmia! Segundo O Gordo, o advogado não poderia ter feito nenhum comentário à entrada do Ator-da-Globo no restaurante, apesar de o Ator-da-Globo estar se pronunciando sobre matéria política há muito tempo e por todos os meios ao seu dispor.

Ora, quem tem vida pública está sujeito às reações do público. Se fossem aplausos, podia! Só não pode se são criticas ou questionamentos, em público, a alguém que se manifestou publicamente. Se o Ator-da-Globo não quisesse ser importunado nas ruas, que mantivesse a sua opinião no âmbito particular.
O que o Ator-da-Globo não tem, nem ninguém tem, é o direito de cuspir nas pessoas, mesmo que a ofensa verbal tivesse passado dos limites.
E uma coisa interessante a se notar é que a esposa ou namorada do rapaz foi cuspida duas vezes e eu não ouvi um pio das feminazis de plantão! Cadê a Maria do Rosário? A Jandira Fecali? A Benedita? O feminismo delas também é seletivo? Não vale para as mulheres brancas, burguesas e coxinhas? Não vale para as belas, recatadas e do lar?

E o Chico Buraco? Ele também pode ter a opinião política que quiser. Mas quando a expõe publicamente tem uma intenção. E uma intenção política, qual seja a de convencer as pessoas. Então, tem que se sujeitar ao contraditório. É simples assim.
E não tem essa de invocar uma suposta imunidade por ser quem é. Isso é apenas a atualização do famoso: Sabe com quem está falando?
Oh, é o Chico, é o patrimônio nacional. Ele pode falar o que quiser que ninguém pode contestá-lo. Lastimável que O Gordo esteja tão decrépito a ponto de não perceber isso. Ou percebe muito bem, mas tem interesses a defender. Pena! Um crédito, porém, tem que ser dado a Chico. Ele, pelo menos, não reclamou das críticas. Quem está reclamando é o lastimável Gordo, cujos dias como humorista estão contados e que já perdeu o pique há muito tempo. Tem gente que não percebe a hora de parar!

Que falta faz o Millôr Fernandes! Aliás, Millôr protagonizou uma altercação com Chico Buraco, exatamente sobre esse assunto. Millôr disse uma vez ao Chico que "eu desconfio de todo idealista que lucra com seu ideal". Está dito!

Veja da própria boca do Millôr aqui.


-------------------------------------------------------------------------------
Uma outra história de Millôr e Chico foi contada na FLIP de 2014 pelo Jaguar. Vejam que esse negócio de cuspir já vem de muito tempo:

Uma vez, num bar no Leblon, ele [Chico Buarque] perguntou: 'O que você tem contra mim?'. Millôr não respondeu. Chico deu uma cusparada nele. Millôr atirou tudo que tinha na mão na direção do Chico, mas não acertou nada. Contei essa história dizendo que o maior humorista brasileiro brigou com o maior compositor brasileiro. Me ligaram para perguntar se eu tinha brigado com o Martinho da Vila.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Terra em transe

Essa senhora que ainda ocupa a cadeira de presidente, embora não seja mais que uma sombra fantasmagórica, deveria ter um pouco de juízo e parar de afrontar a República!

Depois que ela chegou (tardiamente por causa das dificuldades de conversa entre o tico e o teco) à conclusão, que vai ser impedida, começou uma série de atos de sabotagem. Agora culminou com a decisão de não dar informações de governo para o vice, como se essas informações fossem de propriedade dela ou de seu partido.

Onde anda a Procuradoria Geral da República que não faz nada! Será, que nos dias que ainda restam para o Senado afastá-la, vamos ter que assistir a esse espetáculo deprimente? Essa senhora decidu também que vai acelerar os repasses de verbas para os programas sociais. Isso quer dizer que vai limpar o caixa! Simplesmente.

Considerando a situação já dramática das finanças da União, essa raspada de tacho só vai deixar para o sucessor (e para a nação inteira) uma bomba-relógio armada e prestes a explodir.

Voltando à pergunta: essa República não tem mecanismo de defesa? Não há nada que possa ser feito para impedí-la de cometer esses atos de sabotagem contra seu próprio país? Nunca se esperou bom senso dessa Anta, mas também ninguém chegou a imaginar um cenário de Terra em Transe para os melancólicos momentos finais do petismo no poder.

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa