sábado, 3 de outubro de 2015

O intocável

Lula é o intocável da República. Está acima da lei. É o que se depreende de toda essa investigação sobre o petrolão. Foi ele quem nomeou Dilma para o Conselho de Administração da Petrobras. Foi ele quem nomeou Dutra e Gabrielli para a presidência da empresa expoliada. Foi ele quem indicou e nomeou Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento. Foi seu partido o grande beneficiado pelo desvio de recursos. Foi seu ministro chefe da Casa Civil, atual preso na Lava Jato, quem montou o esquema de compra de parlamentares, conforme já demonstrado e sentenciado no julgamento do mensalão. Não se entende, portanto, como é que esse cidadão ainda não foi sequer investigado. O que é que o protege? Por que a oposição não grita? Por que todas as vezes em que as investigações e as denúncias chegam perto de seu nome, as pessoas começam a pisar em ovos?
Temos agora um novo exemplo: o ministro Zavascki "autorizou" a PF a interrogar Lula como "informante". Em primeiro lugar, não consta que Lula exerça nenhum cargo que lhe conceda o privilégio de foro especial, por que então a necessidade de se pedir autorização a um ministro do Supremo? E por que não pode ser investigado, mas apenas ser interrogado como tetemunha - como quer o Procurador Geral - ou como informante, como determinou o ministro Teori.
Se o Molusco não pode ser investigado, é óbvio que mesmo tendo praticado uma enormidade de crimes contra a nação, não será jamais indiciado, muito menos se tornará réu ou será julgado pelo que fez ou pelo que se omitiu de fazer.
Se isso não acontecer, se perdermos a oportunidade histórica de acabar com a impunidade para uma determinada classe de pessoas, vamos continuar ainda por muitos anos, ou séculos, condenados a ser uma sub-nação constituída de sub-cidadãos atrasados e incompetentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa