sexta-feira, 10 de março de 2017

Empresas que doam

No afã de defender, por antecipação, os seus amigos do PSDB, o ministro Gilmar Mendes acaba de fazer mais uma declaração desastrada e desairosa para o Supremo Tribunal, que já anda tão desacreditado.
Disse ele que "caixa 2 deve ser desmitificado" e que seria "uma opção da empresa que faz a doação".
Um ministro do tribunal mais elevado do país dizer que um ato ilícito e ilegal deva ser desmitificado, seria um absurdo inconcebível, fosse o Brasil um país decente e normal. Só não é absurdo e, talvez, ninguém se espante, porque o Brasil não é um país normal, nem decente.

Na semana passada, Roberto Pompeu de Toledo, relembrou um poema de Carlos Vogt, "Identidade Nacional", que repito abaixo: 
"Terra de contrastes, como sempre, tudo é igual a si e a seu contrário, o temporário segue permanente e o permanente permanece temporário".
É uma bela definição desse país estranho, virado de cabeça para baixo, no hemisfério sul. 

Quer dizer então, senhor ministro, que caixa 2 é "normal"? Então as empresas, não me refiro àquelas bafejadas com contratos milionários nas estatais, refiro-me às outras, as que pagam impostos, taxas, emolumentos, contribuições e outros quejandos; quer dizer então que essas podem também escolher? Se não quiserem pagar essas taxas, impostos, emolumentos, contribuições e que tais, elas podem optar pelo caixa 2 e deixar de contabilizar seus ganhos?
Que bela notícia seria, se fosse verdade; mas não é.

O ministro não está estendendo seu raciocínio a todo gerador de riqueza nesse país, não. Ele só se refere às empresas que doam, não às empresas que doem. As que doam são inocentes de qualquer coisa, por princípio. Elas podem optar, podem escolher se querem doar no caixa 1 ou caixa 2. Afinal, se doam para quem pode perder as eleições, melhor doar no caixa 2, escondido de tudo e de todos. E como a escolha é delas, o pobre coitado do humilde e inocente político que apenas recebe a doação, não pode ser responsabilizado pela escolha que o outro fez. Assim, está resolvido! Quem doou, doou e pronto! Doa a quem doer! Ou melhor, doe a quem doar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa