quinta-feira, 9 de maio de 2013

Desabafo



Republico texto de Matê Mantovani, publicado originalmente no Facebook em 09/05/13. 



Estão confundindo FALTA DE CONDIÇÕES PARA O TRABALHO MÉDICO com falta de médico... A solução para termos médicos fora do eixo sul-sudeste e nas cidades do interior é a criação do Plano de Carreira para os médicos que prestam concursos públicos e, obviamente, a melhoria nas condições gerais de saúde pública, educação e segurança nessas localidades. 

O Plano de Carreira colocou promotores e juízes nas mais longínquas regiões do Brasil, sem que o Governo recorresse à importação de magistrados estrangeiros! Além disso, não adianta encher de médicos cubanos, se não houver acesso a medicamentos, instrumentos médicos de trabalho, exames diagnósticos laboratoriais e de imagem, leitos nos hospitais, técnicos de enfermagem, enfermeiros, etc. O médico precisa de recursos para trabalhar. MÉDICO NÃO É MÁGICO! 

Quando esses cubanos descobrirem que nesses locais não tem escola de qualidade para seus filhos estudarem, não tem água potável e saneamento básico; quando descobrirem que nos Hospitais e Postos de Saúde faltam os recursos mínimos para o exercício da medicina, que as condições de trabalho são extenuantes e desumanas, que as estradas são perigosas e mal-conservadas, que falta segurança e a violência os ameaça, que há dificuldade de deslocamento para os Congressos e outros Cursos de Reciclagem Médica, que as Prefeituras não pagam os salários prometidos, e o que pagam é sempre com atrasos; quando eles começarem a ficar 2-3 meses sem receber um centavo; quando morrerem pacientes em seus braços por falta de recursos para o atendimento e "salvamento"; quando precisarem escolher quem vive e quem morre limitados pela carência de vagas nos centros cirúrgicos e nos CTIs; quando descobrirem que estudaram tantos anos para não conseguirem exercer um trabalho digno e de qualidade; quando forem ameaçados pela população em sua angustiante espera diante da excessiva demanda para o limitado atendimento; quando se sentirem responsabilizados por uma carência da qual não têm culpa, e ainda verem o Governo deixando entender ao povo que o problema da saúde pública não é a falta de investimento mas a "falta de vontade e solidariedade" dos médicos; quando se sentirem enganados e injustiçados; e, finalmente, quando perceberem a furada em que se meteram, o que irá acontecer? Vão nos importar médicos somalianos, nigerianos, burundianos??

Por que o Governo brasileiro não faz as coisas do jeito certo? Porque essa é uma medida superficial e eleitoreira. Não visa o bem-estar do povo, não objetiva a melhoria do SUS. O Governo sabe muito bem que a solução para essa carência passa por profundas mudanças nos investimentos em Saúde Pública e na valorização dos profissionais de saúde, o Governo também conhece os benefícios dos Planos de Carreira para as profissões que prestam serviços essenciais ao povo. Mas medidas de qualidade custariam a ele tempo e dinheiro. Essa é mais uma medida barata, populista, irresponsável e ineficaz, que visa enganar o pobre brasileiro. Mas é também a medida que vai conquistar a simpatia e os votos dos desavisados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa