segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Tudo misturado

José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, encontra-se secretamente com advogado de acusado na Operação Lava Jato. Isso é uma imoralidade em qualquer lugar do mundo.
O ministério da Justiça não é um departamento do PT ou da empreiteira UTC. Não cabe a quem está ministro da Justiça atuar na defesa de quem quer que seja. O que o minsitro tem que fazer é cumprir a lei e fazê-la ser cumprida. O Sr. Cardozo deveria respeitar a instituição da qual é temporariamente o titular.
Mas desde que o PT chegou ao poder borraram-se definitivamente o limites entre o que é público e o que é privado, entre o que é ético e o que é imoral, entre partido político e organização criminosa. Está tudo misturado. E, como acontece na natureza, se você mistura um copo de fezes em um balde de água pura, já não há mais água pura.
O ex-ministro do Supremo, Joaquim Barbosa, pede a cabeça de Cardozo. Á voz do ex-ministro deveriam se juntar as vozes dos demais brasileiros que estão ansiosos por ver o país livre dessa praga que nos está levando ao abismo.
Se dona Dilma ainda mantém um mínimo de respeito à dignidade do cargo que ocupa, deveria pedir ao ministro para sair.  Pedir não, exigir.

Os acusados, obviamente, tem o direito de defesa, mas esse direito não é um vale-tudo. Ele também está submetido a regras. E tem que ser exercido dentro dos limites do poder judiciário. A atuação de advogados fora dessa esfera é aética e imoral e deveria ser coibida por entidades como a OAB.
Afinal, por que um advogado de um acusado iria se reunir com um ministro da Justiça, se, teoricamente, o ministro não lhe pode oferecer nada?
Teoricamente! Mas no Brasil tudo é possível. Ninguém se espanta com nada. Já antes dessa figura inexpressiva que é o sr. Cardozo, seu antecessor, o "God" Márcio Thomaz Bastos, também atuava muito além das esferas de atribuição de sua função, e como defensor de bandidos. Mas esse pelo menos já se foi para o quinto dos infernos e de lá não está ajudando muito a "galera".
Resta a nós, povo brasileiro, o protesto público e a esperança que dona Dilma, já abandonada pelo seu guru, tenha entretanto o bom senso de fechar mais um flanco que se abre em seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa