quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Fim de uma era

Agosto cumpriu sua missão. Viramos a página! Fechou-se um ciclo: o PT cassou Collor, Collor cassou o PT. Ambos bandidos da política, que se amam e se odeiam, mas se merecem.
Entretanto causa espanto que, mesmo nessa hora, se vê que alguns políticos não aprendem nada e querem exercer a sua esperteza desonesta de qualquer jeito: Telmário Mota, por exemplo, votou contra o impeachment em todas as instâncias até agora. Hoje votou a favor. O mesmo fez Acir Gurcacz. 
Renan Calheiros fez tudo o que pode antes, para atrasar ou impedir o prosseguimento desse processo. Há poucos dias, armou uma briga com a Narizinho para demonstrar que estava mudando de lado e votou a favor do impeachment. 
Será que esses senadores foram finalmente convencidos que houve crime de responsabilidade? Não, disso eles já sabiam e não davam bola. Sua atitude final foi apenas de esperteza e cálculo político. Esperam ganhar alguma coisa com isso.

Mas, enfim, o que interessa é que finalmente ficamos livres desse fantasma e podemos seguir em frente. O PT é página virada em nossa história política e seu futuro será uma lenta, mas inexorável asfixia por falta de votos. Se fôssemos outro país, esse partido, ou melhor, essa organização criminosa, seria responsabilizada pelos vários crimes cometidos e a sigla estaria banida da política. Mas, não. Somos um país de bonzinhos. Tanto que a Anta foi cassada, mas seus direitos políticos não. Uma inovação bem ao gosto do improviso brasileiro e bem interessante aos caciques que serão os próximos a enfrentar o pelotão de cassação, entre eles o próprio Renan.
Assim, podem até perder o mandato, mas esperam poder manter seus direitos políticos e logo, logo, esperam estar de volta com as bênçãos das urnas. É acreditar demais na burrice do eleitor, mas até agora vários casos demonstram que sua crença não está errada.
Infelizmente a democracia só se aprimora por tentativa e erro.  E um povo ignorante e desinformado é muito mais fácil de ser enganado. Mas é a realidade que temos, vamos ter que conviver com ela até nos tornarmos realmente uma nação de cidadãos plenos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa