terça-feira, 20 de dezembro de 2016

As pesquisas

Ora direis, ouvir pesquisas! As pesquisas deram um vexame recentemente nas eleições americanas. Todos já cantavam a vitória de Hillary quando foram atropelados pela Reality.

Aqui também não deixamos por menos. A última pesquisa Datafolha diz que Lula seria líder nas simulações de voto de primeiro turno. Essa mesma Datafolha diz que Lula tem um índice de rejeição de 44%, quase empatado com Temer., que é o campeão.

O único problema a aritmética não fecha! O Brasil tem 100 milhões de eleitores. Deduzindo 38% de abstenções e votos brancos e nulos, restam 62 milhões de votantes. Desses 62 milhões, deduzem-se os 44 que não votam em Lula de jeito nenhum, sobram 18 milhões de possíveis eleitores do Molusco; Mas, para que os números da Folha estejam certos, todos esses 18 milhões de eleitores que não rejeitam Lula, teriam que necessariamente votar nele, sem faltar nem um; e ainda assim não dariam o índice de 25 a 28% propalado pela tal pesquisa..

Isso, se e somente se, a base na qual se fez a pesquisa seja realmente representativa do eleitorado brasileiro. É evidente que essas pesquisas embutem vieses inconfessos. E é óbvio que qualquer pesquisa, principalmente as que envolvem probabilidades, podem muito bem ser mais ou menos dirigidas conforme o interesse do pesquisador ou de quem a encomenda. Que o digam as universidades! Que o digam as empresas fabricantes de medicamentos!

Os fatos são incontestes! As últimas pesquisas pre-eleitorais no Brasil e nos Estados Unidos foram retumbantes fracassos. O problema seria apenas das agências se essas pesquisas não acabassem por influenciar o eleitorado. E influenciam, quer para desistir de votar, quer para votar no candidato que esteja melhor colocado. É por isso que a legislação proíbe a divulgação de resultados de enquetes nas vésperas das eleições. Devia proibi-las 6 meses antes.

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