segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Corrupção em "estado da arte"

Se há denunciados, indiciados e condenados pela Lava Jato, de vários partidos, o que diferencia o PT de todos eles?- perguntou-me outro dia um amigo petista. 
Respondo: O PT se diferencia de todos os demais partidos no quesito corrupção por um motivo muito simples. Está no DNA do PT o desrespeito à lei. 

O partido se considera o dono da verdade e tudo o que fez, faz e fará é o certo e ponto final. Sendo assim, o PT está acima da Lei e acima das leis. É assim que Lula pensa e é assim que eles pensam. O pensamento é messiânico, não muito estranho a  Lula, pois o messianismo e o milenarismo estão ainda muito vivos no nordeste de Antônio Conselheiro, Lampião e Padim Ciço.

Não estou dizendo que não haja dolo, intenção de se locupletar às custas do erário público, de privatizar vantagens espúrias em todos os casos e em todos os partidos. Não! Isso faz parte - como eles dizem - da regra do jogo. O que faz do petismo uma ideologia especialmente corrupta é derivado exatamento do seu messianismo. No petismo, assim como no stalinismo, no castrismo e em vários outros ismos,  não se questiona o líder, o messias, o salvador! Apesar de o PT se dizer um partido democrático, que conviveria internamente com correntes diversas, nada o diferencia dos Politburos soviéticos.

Há correntes, sim, mas que disputam entre si pelo poder, não por causa de diferenças ideológicas. Nessa área, não há discussão, pois não se discute o Dogma. O que está em disputa é somente o poder pelo poder e as benesses que ele traz. Simples assim.
O PT, portanto, nasceu, benzido pela Igreja, se convencendo de que era o portador da chama sagrada e que, em decorrência disso, tudo que fizesse estaria sempre justificado pelo "bem do Povo".

Foi assim que as primeiras prefeituras ficaram encarregadas de achacar e estorquir as empresas que tivessem contratos públicos, como ocorreu em Santo André, "para o bem e para os cofres do partido". E ninguém, dentro do PT, se espantou com isso. A primeira e única reação foi a de Celso Daniel, quando descobriu que, sendo a  carne fraca,  além de desviar para os cofres do partido, os agentes petistas desviavam também para si. 

Ingenuamente ou por erro de cálculo, tentou abrir uma discussão interna, mas o risco era grande demais para o partido naquele momento. Caso a notícia vazasse seria o fim do PT antes mesmo de começar. O que se viu então , foi Celso Daniel sendo emudecido para sempre... pelo "bem do Povo".

Só a título de recordação, o próprio Lula chegou a ser investigado internamente por José Eduardo Cardozo e Hélio Bicudo, a respeito do, até então, simples apartamento da Bancoop em Guraujá. Esse foi o motivo do ódio que Lula lhes devota desde então. Hélio Bicudo acabou por deixar o partido, convencido de que os líderes petistas podiam ser tudo, menos inocentes.

Uma organização dessas, que nasce com essa deformação, não poderia dar em outra coisa. A corrupção existe desde sempre e acompanha de perto o poder. Na política brasileira então, com a leniência e lassidão das nossas instituições, chegou ao "estado da arte".

Mas pela primeira vez, e pelas mãos do PT, a corrupção foi elevada ao estado de virtude política, tendo sido introjetada na ideologia como uma ferramenta de conquista de poder! É isso que levou à destruição do Estado brasileiro. As ruínas institucionais estão desmoronando à nossa volta e já surgem sinais do caos político querendo se instaurar.
Salvadores da pátria surgem, perigosamente, nessas horas e muitos deles estarão querendo salvar apenas as suas próprias peles. Muita calma será necessária, assim como muita lucidez dos homens de bem que ainda restam, para separar o joio do trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa