quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Lula, o estafeta da Odebrecht

Antes de conhecer o esquema direito, a gente achava que Lula seria o chefe dos chefes, o comandante geral do esquema de propinas administrado pelo PT, PP e PMDB.
As empreiteiras faziam pose de vítimas, coitadinhas, as virgens seduzidas ou estupradas por aqueles que comandavam e ditavam as regras do jogo, como lamentou Léo Pinheiro, da OAS, em uma de suas delações.
Eram as regras do jogo, disse ele, e quem não jogasse por essas regras estaria "fora de campo".
Pois agora, conhecida a delação monstro da Odebrecht, que não precisa mais ser vazada pois o Departamento de Justiça americano não opera com "segredos", mas age transparentemente como deve ser em um país que respeita seus cidadãos, fica claro e perceptível que a situação era inversa. Quem comandava o esquema, definia os papéis e até mesmo as ações de governo, era o cartel criminoso, o cartel das empreiteiras, dirigido pela mui conhecida Odebrecht.
O capo dei tutti i capi da organização criminosa internacional, que atuou em 12 países, não foi ninguém mais, ninguém menos que a ex-poderosa Odebrecht. Mandava e desmandava. Planejava e mandava executar atos de governo, como as tais 9 medidas provisórias que confessadamente assumiu ter ordenado que se editassem, por serem de seu interesse.
Lula agia, na presidência, como um empregado da empresa; e não só no tempo em que era presidente, mas também depois, quando deixou em seu lugar um poste para continuar fazendo o que a Odebrecht queria que se fizesse.
Claro que a Odebrecht, magnânima, permitia também que outras empreiteiras fizessem uso do trabalho de seus empregados, mas quem liderava era ela, que definia os destinos da nação. Estávamos nas mãos deles e não sabíamos.
O uso do poder foi de tal maneira que é quase um milagre que todo esse arcabouço tenha vindo por água abaixo, por obra de um juiz que resolveu investigar direito um simples posto de gasolina e suas atividades de lavagem de veículos e de dinheiro.
Por essa e por outras é que, apesar de tudo, a gente ainda acredita que Deus é brasileiro.

------------------------------------------------------------------------
Lista dos países onde a Odebrecht atuou criminosamente, além do Brasil: 
Angola, Argentina, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Moçambique, Panamá, Peru e Venezuela. Total de propina paga: 2 bilhões, 630 milhões de dólares. E ainda faltam dados de outros países, incluindo Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa