quarta-feira, 5 de abril de 2017

De atores e goleiros

Tem gente que vai dizer que é um exagero comparar o ator José Mayer com o goleiro Bruno. Realmente, um assassinato não pode ser colocado em pé de igualdade com um assédio físico. Mas o que separa as duas atitudes é só uma questão de grau.

No pano de fundo dos dois casos reside uma causa comum: o sentimento, ou a pretensão de domínio do outro. Seja um assédio verbal, seja uma agressão física, seja um estupro, seja um homicídio, tudo isso representa apenas fases subsequentes em uma mesma escalada de violência. Obviamente, nem todo mundo que assedia verbalmente, vai partir para a agressão física, mas, se não o faz, não é por falta de motivação,  e sim por medo da represália.

No caso dos que são, ou se sentem poderosos, o medo da represália, ou das consequências, é menor, especialmente em um país desigual como o Brasil. Já desde a colônia, as escravas (e também os escravos) eram assediados pelos seus donos (e donas) sem contemplação, e até mesmo sem culpa. Naqueles casos, simplesmente, o assediador era, literalmente dono do corpo do outro, portando o assédio, natural.

A escravidão acabou, mas a mentalidade no Brasil, não. As pessoas que tem mais poder, ainda se julgam, em maior ou menor grau, donas das que não tem esse poder. Nas residências de classe média, sabe-se como são tratadas muitas das empregadas domésticas. O abuso continua, inclusive o abuso sexual mesmo. Só que nada disso vem à tona, porque as vítimas não tem voz na sociedade.

Nas empresas, (está aí o exemplo da Rede Globo) o padrão se repete. Quem tem poder se julga no direito de invadir o espaço alheio, de exigir do outro um comportamento que satisfaça-lhes os instintos e as vontades. No caso da Globo, isso já era público e notório. As pessoas, atores e atrizes, se referiam ao famoso "teste do sofá" para serem admitidos e/ou escalados, para essa ou aquela novela.
Daniel Filho e Dennis Carvalho foram nomes apontados no passado como grandes assediadores e nunca se viu nenhuma atitude da empresa no sentido de coibir esse comportamento.

Será que a Globo mudou? Ou foi a sociedade que passou a exigir mais respeito? Tenho certeza que foi o segundo caso. A nossa sociedade está cansada. Cansada de não ter voz, de não ser ouvida, de ser abusada de todas as maneiras e sempre tudo ficar por isso mesmo. A sociedade está dizendo NÃO a todas as formas de abuso, a começar pelo abuso que essa classe política comete contra nós todos os dias, mas passando também por esse comportamento até então tolerado no nosso dia-a-dia. Chega! Quem quer respeito, tem que respeitar. O direito do outro é o limite para a liberdade de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa