sábado, 6 de julho de 2013

Barba e bigode

Guerrilheiras, todo mundo sabe, adoram uma barba e um bigode. 
Deve ser - como direi? - coisa de infância, complexo de Édipo mal resolvido, pai ausente, sei lá, Freud explica. Depois de vivenciarem a carência pela ausência/indiferença do amor paterno passam a buscá-lo em outro objeto, projetando a figura do pai no barbudo mais próximo. Ainda mais se esse barbudo também empunhar um trabuco fumegante, símbolo da luta armada. Freud mais uma vez explica.
Continuando na linha psicanalítica, desde Freud sabe-se que as nossas decisões nem sempre são racionais. Na  maioria das vezes são ditadas principalmente pelo emocional e por outras razões que permanecem inconscientes.
Isso vale para o comum dos mortais e obviamente também para os que exercem qualquer tipo de liderança.
As guerrilheiras não ficam isentas disso. Isso talvez explique a preferência de nossa suprema mandatária pelos tipos que personificam o mito do barbudo revolucionário. O Molusco, seu criador e tutor, já fez o tipo completo: barba e bigode, mas atualmente a barba deixou de lhe aformosear o rosto. Parece também que o criador se cansou um pouco da criatura, ou chegou a hora de descartá-la para seguir adiante com seu projeto pessoal.
Mas, guerrilheira que é, não perde a pose. Arranjou logo um substituto. Se não usa uma barba desgrenhada, em compensação exibe os fartos bigodes que já encantaram a tantas gerações de moçoilas da USP.
O tempo é implacável, mas os bigodes continuam imutáveis, assim como as idéias bolorentas que se recusam a evoluir. Aloísio Mercadante é agora o mentor, o muso, o inspirador da política de governo.
No entanto, seu sopro até agora não mostrou muita eficácia política: a Constituinte, que não houve, e o plebiscito, que não haverá, estão lhe sendo creditados como idéias (não muito boas) que teria insuflado na presidenta.
Mas o país já se cansou de barbas e bigodes. Estamos querendo é caras limpas e transparentes nas funções públicas.

Um comentário:

  1. Excelente o texto!
    Desta vez vc se superou.
    Sugestão:Encaminhe-o para a Folha de São Paulo, no Painel do Leitor.
    Vale a pena ser publicado,para mais pessoas lerem.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa