segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Chilique vergonhoso

É uma vergonha esse chilique todo do Genoíno. Não se discute que, estando doente, tenha que ser medicado e receber a assistência correta, como qualquer outro do meio milhão de presidiários do país. O que não pode é ter um tratamento que os demais nem sonham em ter. 

Ficar em prisão domiciliar por causa de hipertensão, uma condição crônica e que pode ser perfeita e corretamente tratada na prisão, a meu ver já se configura um privilégio. Vá lá que seja aceitável, considerando que somos o pais dos coitadinhos e adoramos sentir pena de alguém.
No entanto, dar entrevistas fazendo pose de guerrilheiro, como se estivesse sendo preso por exercer essa atividade, já passa da conta, aí já é não é nem privilégio é desrespeito à Justiça e escândalo. Receber visitas fora do horário também.

E ficar dando chilique a toda hora, mendigando aposentadoria da Câmara, com cara de bebê chorão não condiz com a biografia de alguém que participou de uma guerrilha contra uma ditadura militar e que supostamente enfrentou o exército brasileiro no Araguaia. Genoíno não devia queimar ainda mais a sua biografia, já bem chamuscada pela sua participação no mensalão, choramingando desse jeito como uma criança mimada. Nesse ponto, há que se reconhecer, o José Dirceu demonstra muito mais altivez e dignidade. Estrebuchou contra a condenação, mas isso é um direito de todo réu, mas não abaixou a cabeça, nem se pôs na posição de coitadinho.

As pessoas adultas têm que saber que todas as atitudes e opções tem consequências. Genoíno, ao assinar aqueles contratos fictícios feitos para encobertar os crimes que seu partido estava cometendo, assumiu os riscos. Agora não adianta chorar. Nem dizer que "foi condenado por corrupção sem nunca ter mexido com dinheiro", como está estampado nessa semana na capa de uma publicação.
Não se pode crer que um homem com a vivência dele possa ser ingênuo a esse ponto. Discutiu-se tanto a questão do ato de ofício, mas querem mais ato de ofício que a assinatura do presidente do partido em um documento falso?
Genoíno podia ter entrado para a história sem essa, mas optou pela lealdade a um partido e a uma ideologia, ao invés de optar pela lealdade à nação e aos seus eleitores. Dar chilique agora é só adicionar mais um episódio vergonhoso a essa triste história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa