sábado, 21 de junho de 2014

País dos 30 Berlusconi

O site Repórteres sem Fronteiras traz a classificação da World Press Freedom  dos países em relação à liberdade de imprensa. Os dados estão atualizados para 2014. São 180 países avaliados. Advinhem a posição do Brasil! Centésimo décimo primeiro! Isso mesmo 111. Estão à nossa frente: Uganda, Paraguai, Peru, Costa do Marfim, Bolívia, Gabão, Zâmbia, Kuwait, Quênia, Libéria, Guiné-Bissau, Albânia, República do Congo, África do Sul, Togo, Kosovo, Serra Leoa, Senegal, Namíbia, Tanzânia, Tonga, Mauritânia, Argentina, Níger e - pasmem- até o Haiti e o Suriname!
Obviamente ocupam as primeiras posições os países que tradicionalmente respeitam a liberdade de imprensa, estando a Finlândia em primeiro lugar, seguida pela Holanda e Noruega. Os Estados Unidos perderam 14 posições desde o 11 de setembro e se situam agora em 46º lugar, uma posição nada lisonjeira para quem se julga o paladino das liberdades.
Mas a posição do Brasil é vergonhosa. Acreditamos viver em um estado de direito, em uma democracia, mas essa crença não se concilia com a situação da imprensa no país. No relatório consideram que o Brasil, "o país dos trinta Berlusconi",  "é um dos países mais mortíferos do continente para a imprensa; a insegurança se mantém por causa das máfias e do crime organizado". 
Isso tudo ainda sem que o PT tenha conseguido implantar o seu sonho do "Controle Social da Mídia". O decreto 8.243 (ver aqui) já está em vigor e aparentemente muito pouca gente se deu conta do que ele significa: uma simples e pura "bolivarização" do país. Quando nos dermos conta já estará tudo dominado!
E o pior é que, durante a ditadura militar tínhamos a Associação Brasileira de Imprensa e a OAB ao lado da sociedade civil, lutando pela liberdade contra a ditadura. Agora não! Estão mudas essas duas entidades e, quando se manifestam, é para de forma direta ou velada apoiar um governo que não esconde seus pendores autoritários e antidemocráticos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa