quinta-feira, 23 de abril de 2015

O que o Procurador procura

Um sonho antigo e recorrente dos brasileiros é ganhar na loteria. De preferência sozinho, ou, no máximo, dividindo com um outro felizardo a bolada de uns 20 milhões!
Que nada! Isso já era! Vinte milhões é fichinha perto das boladas que outros felizardos ganharam roubando a Petrobras.
O prejuízo anunciado ontem foi de 22 bilhões. Dessa conta astronômica, como nunca antes na história desse país tinha ocorrido, 6 bilhões são pura e simplesmente resultantes da corrupção institucionalizada.
Isso é 300 vezes um prêmio de loteca de 20 milhões! Ou seja, o que se roubou na Petrobras, roubo oficial, reconhecido, auditado, daria para pagar um prêmio de loteria de 20 milhões por semana durante 5 anos e 9 meses!
Estamos falando de um valor auditado e reconhecido oficialmente o que deve estar longe do valor real e estamos falando apenas da Petrobras. Há algum ingênuo que acredita que esse esquema foi implantado pelo PT e seus aliados para atuar somente na Petrobras e poupou as demais entidades estatais?
As investigações sequer arranharam a Eletrobras, o BNDES, a Nossa Caixa e o Banco do Brasil.
Os valores são tão absurdamente altos que as pessoas começam a perder até a noção da unidade monetária. Dizer que Fulano roubou 1 milhão, ou 10 milhões ou 100 milhões, tem mais ou menos o mesmo significado para nós, comuns mortais.
Sao cifras que estão fora do nosso alcance na vida diária. O trabalho e as economias de uma vida inteira, para a imensa maioria dos brasileiros, não lhes proporcionará valores que sequer cheguem perto dessas cifras.
E, no entanto, foram sacadas com a maior facilidade dos cofres da empresa mais emblemática do Brasil. Por espantoso que seja,não houve quem o detectasse e a empresa mostrou não ter mecanismos de defesa. O Conselho de Administração, que, nas empresas privadas, é o órgão máximo fiscalizador dos direitos dos acionistas, não serviu para nada. Nada fiscalizou, nada descobriu, nada impediu. E a sacrossanta presidenta do Conselho e ministra das Minas e Energia também foi pega de surpresa e ficou "estarrecida" com as revelações estarrecedoras. Só isso! Ficou estarrecida e pronto, mudou de assunto. Nem mesmo desculpas pediu por sua incompetência para ficarmos na hipótese mais branda.
E o Sr. Procurador ainda está procurando até hoje evidências para investigar essa senhora? Em que mundo de fantasia nós estamos? Na verdade parece que a única coisa que o Sr. Procurador procura mesmo é a sua recondução ao cargo. Nada mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa