sábado, 4 de abril de 2015

Pede pra sair

Os povos deveriam saber quando já estão derrotados. Essa frase é do filme Gladiador, atribuída a Maximus, general romano, diante da imimente conquista de mais um povo bárbaro. Vale também para outros contextos.
Recentemente a pesquisa do Ibope revelou que somente 12% dos brasileiros ainda apoiam o governo Dilma. Nunca antes neste pais um presidente no início do mandato teve tão baixa aprovação popular.
Como é que essa incompetente nulidade, que jamais deveria ter subido a rampa do Planalto, vai se aguentar pelos próximos 4 anos? E o país também como vai aguentá-la?
Não há mágica. Chega. O povo se cansou de ser enganado. Alguns dizem que o momento é errado, que justo na hora em ela está tentando fazer a coisa certa é que o povo fica contra.

O ponto chave porém é que a dura conta, que estamos sendo chamados a pagar agora, não foi gerada por nós e nem nos beneficiamos dela. Essa conta não foi gerada pelos brasileiros que agora vão perder o emprego, que já estão perdendo renda, sendo que a recessão ainda nem começoude fato. Quem abriu o rombo foram eles, com dona Dilma no comando da irresponsabilidade e da demagogia. Foram eles que, além de meterem os pés nas jacas, meteram as mãos nas cumbucas do dinheiro público e roubaram para si, para o partido e para os aliados.
Agora, na hora de verdade, nos chamam a todos, os que trabalharam, os que pouparam, os que empreenderam, os que moveram o que foi possível mover em uma economia em cacos, para dividir a conta. O sentimento não pode ser outro que não o de revolta.  O fato de que a Anta esteja agora reconhecendo a sua incompetência e tentando corrigir os erros não a redime do passado. Então, mesmo que no momento errado, mesmo que tardiamente, o povo está carregado de razão. Chega de Dilma, chega de PT, chega de enganação, chega de mais do mesmo.
A nação está dizendo que não quer mais isso no poder. Tem de haver um modo institucional de fazer valer a vontade do povo, que é a vontade soberana e que se sobrepõe até mesmo à Constituição, pois essa é a manifestação escrita daquela vontade e quando a vontade muda, a Constituição tem que ter as respostas e o mecanismo de fazê-las valer. Caso contrário, fatalmente haverá uma ruptura, o que não é o caso brasileiro porque o impedimento de um presidente está claramento configurado na Constituição. E as razões para isso não são necessariamente jurídicas, mas políticas. A resposta para o que o povo pede está lá na nossa Carta Magna.
Já que a situação é insustentável e o impeachment é uma questão de tempo, o PT e a presidenta poderiam poupar a nação brasileira desse desgaste e "pedirem para sair".
Em outras palavras, o PT deveria reconhecer que já está derrotado. Foi derrotado pela ética, pelo patriotismo, pela cidadania.  Lutar mais, só vai adiar o desastre inevitável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa