sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Pra Quê Banco?

Tem gente que vai rir do que eu vou dizer, mas uma pergunta que ninguém faz é: para quê precisamos de bancos?
A respostas mais imediatas são: "para guardar dinheiro"; "para tomar empréstimos quando for preciso" e outras desse mesmo diapasão.

Mas na verdade, não precisamos de bancos para nada. Houve época em que o dinheiro era físico, o vil metal, por isso, por questão de segurança, guardá-lo em um banco poderia ser uma justificativa. E, nem assim, todas as pessoas faziam isso. Havia muita gente que guardava suas moedas, literalmente, debaixo do colchão.

Os bancos foram se introduzindo em nossas vidas, como agentes imprescindíveis quando, na verdade, são apenas intermediários entre nós e o nosso dinheiro e ainda cobram por isso! E vendem de tudo. Quero dizer, vendem o que lhes interessa vender, é claro, como os seguros que você não precisa e os tais títulos de capitalização onde só eles ganham.

Felizmente as coisas estão mudando. Aos poucos, o dinheiro foi se tornando cada vez mais virtual. De moeda em metal precioso, virou papel, depois virou cheque (uma outra forma de papel-moeda). Com a generalização do uso dos cartões de crédito e de débito, o cheque entrou definitivamente em vias de extinção e o dinheiro agora é apenas um registro eletrônico, guardado em um servidor...do banco. 

O banco então passou a ser apenas o administrador de um grande servidor de rede, que contabiliza os movimentos financeiros equivalentes aos bits que entram e os bits que saem das contas dos clientes.
O nosso dinheiro não está no banco. O dinheiro está na nuvem!

Aí vem a grande sacada! Se o dinheiro é expresso apenas por uma informação eletrônica, qualquer pessoa pode armazená-la onde quiser. O dono do dinheiro pode voltar a guardá-lo no colchão! Essa é a moeda virtual, a cripto-moeda, um valor codificado e criptografado que qualquer pessoa pode guardar onde quiser, para o qual não há fronteiras geográficas e nem bancos centrais controladores, nem taxas a serem pagas, nem custos administrativos, nem nada. Ou seja, os bancos estão com os dias contados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa