segunda-feira, 18 de março de 2013

Fatura atrasada.

Politicagem e corrupção sempre existiram, mas o PT elevou-as,  ambas, ao estado da arte. Fez delas um meio de hegemonia e de destruição dos dois elementos principais de uma democracia: o pluripartidarismo e a oposição política.
Ao cooptar qualquer partido, de qualquer programa e ideologia, para dentro da chamada "base aliada", comprando-lhes a adesão por meio do fisiologismo e da corrupção pura e simples, como ficou sobejamente demonstrado no caso do mensalão, o PT subverteu as bases da democracia representativa no que ela tem de essencial: a própria representatividade.
Elegemos esses senhores para nos representar, para defender as idéias e valores em que acreditamos, para lutar pelos interesses de uma determinada parcela da sociedade. Mas isso tem que ser feito à luz do dia. Os partidos tem que ter uma linha programática e seguí-la no exercício de sua missão política.
Quando um partido é cooptado, não por um programa, uma idéia, um projeto, mas à custa de vantagens escusas, deixa de cumprir a função para a qual existe. É simples assim.
Fôssemos um país sério, no caso do mensalão, por exemplo, todos os partidos que "aderiram" ao governo por meio de corrupção teriam seu registro cassado. Esses partidos abandonaram a sua missão, a sua razão de existir, portanto não há sentido em continuarem a fazer parte do processo político.
É por isso que existem 39 ministérios e, como disse o sr. Gerdau, estamos no limite da burrice. Tem que ter lugar para todos nessa arca de Noé às avessas, que, ao invés de nos salvar, está é nos levando pro dilúvio.
Aliado do governo ou não, tendo negócios com o governo ou não, o sr. Jorge Gerdau tem razão. Estamos no limite da burrice, da incompetência, da má-fé, da má gestão dos recursos, do cinismo e da negligência. É preciso que recuperemos um mínimo de dignidade e seriedade no trato com a coisa pública para que a atividade política faça sentido de novo entre nós.
Chega de mentiras, de indignidades, de demagogia, de espertezas, senão um dia a casa cai. Nosso povo pode ser passivo e ignorante, mas um dia abrirá os olhos e verá o quanto foi roubado e expoliado e nesse dia cobrará a fatura, cujo pagamento já está mais que atrasado.

Um comentário:

  1. Sua análise foi muito precisa. Sugiro que envie
    este post para a Folha de São Paulo. Merece ser publicada, para mais pessoas lerem.
    Parabéns!
    Beta.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa