sábado, 2 de março de 2013

O xadrez de Dilma

Dilma antecipou o calendário eleitoral, em verdade e, na prática, diminuindo, o próprio mandato, em dois anos. Por quê ela faria isso? Em dois anos de governo, passou o primeiro demitindo os ministros "trapalhões" que Lula indicou e o segundo à procura de um programa e tentando fazer o PIB não cair no negativo. E agora, vai passar os outros dois em desgastante campanha eleitoral, negaceando o PMDB aqui, cercando o PSB alí e ainda tendo que se defender dos ataques dos tucanos, que, parece, acordaram?
A questão é que Dilma não teve alternativa. O Molusco a obrigou a isso. Quando começou a falar em caravana pelo país, a se reunir com ministros e ditar política externa para a América Latina; enfim, a se comportar como pré-candidato para 2014, o Molusco obrigou Dilma a se colocar definitivamente como candidata antes que fosse tarde, antes que ele e seu partido criassem um fato consumado.
Não bastaram, para calar a boca do Desencarnado, as apurações da Polícia Federal no caso Rose, nem as novas denúncias de Marcos valério, acolhidas pelo Ministério Público. Foi preciso que Dilma assumisse a candidatura desde já e se comportasse como tal, pois agora o espertalhão vai ter que fingir que faz campanha para ela.
Mas isso tem um custo para ela e para o país. Em dois anos com a presidenta em campanha initerrupta a gestão do país vai para as "cucuias". As exigências e ameaças da base "aliada" mudam de tom e passam a ser cada vez mais incisivas, tolhendo qualquer liberdade que a presidenta teria para fazer suas próprias escolhas.  Desde a composição do ministério às inaugurações de obras eleitoreiras, tudo vai ser ditado pela lógica da reeleição em 2014. E o fantasma do Desencarnado permanentemente à espreita de uma oportunidade de dar o bote. Não vai ser fácil equacionar esse jogo de xadrez. Enquanto isso a economia patina e o país espera...Até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa