quinta-feira, 30 de julho de 2015

A anta e o dragão

A encruzilhada em que o país foi metido pelo governo incompetente e corrupto do PT parece não ter saída, ou, pelo menos, náo ter saída fácil. Normalmente as economias reagem contra a recessão com o aumento da competição entre os agentes e consequente queda dos preços.
No Brasil, como tudo é ao contrário, a recessão brutal na qual estamos ainda entrando, é acompanhada por uma inflação que se acelera! E por qual motivo isso acontece? Para responder a essa pergunta há que se entender o que está causando a inflação nesse momento.

A inflação brasileira tem origem no governo! As contas públicas desorganizadas e o Estado gastando mais do que arrecada só pode dar em inflação. E, como o Estado não reduz seus gastos correntes, quando a recessão se instala, a arrecadação de impostos diminui e as contas ficam ainda mais deficitárias. Resultado: mais inflação.

As coisas já vinham se deteriorando no final do mandato anterior da Anta, mas no ano eleitoral de 2014, o governo conseguiu maquiar as contas, segurar o preço da gasolina e da energia elétrica, provocando mais deficit, via prejuízos das estatais. O resultado aí está, inegável, insofismável. O deficit no primeiro semestre atingiu a marca estratosférica de 1,6 bilhões e a dívida pública caminha para atingir 66% do PIB.
Nesse cenário uma questão se torna aguda: o remédio ortodoxo para a inflação é o aumento dos juros. Entretanto, aqui eles já são os maiores do mundo, a taxa Selic já é o dobro da popularidade da presidente, a recessão já está instalada e a inflação não cai. Vamos continuar a tomar o mesmo remédio? Ao invés de reduzir os custos do Estado, vamos simplesmente continuar aumentando os juros e contribuindo, com isso, para mais deficit e mais inflação?
Continuo a pensar que será necessário um choque de credibilidade para quebrar esse círculo vicioso. Esse choque só será possível com a saída da Anta e sua gangue do poder. A pergunta é: vamos ter que aguentar isso por mais 3 anos e meio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa