quinta-feira, 16 de julho de 2015

A volta do que não foi

Rui Falcão, presidente do PT, disse em um ato de "defesa do mandato" da Dilma: 
“Não se esqueçam, companheiros e companheiras, que gritamos ‘Fora Collor’ e gritamos ‘Fora FHC’. E o ex-presidente Collor saiu da Presidência num processo legal, dentro da democracia, e é isso que eles pretendem fazer agora: expelir a Dilma dentro de um processo democrático.”
Que espanto! Se isso é defesa, coitada da Dilma, se fosse um ataque. Mas como na política ninguém dá ponto sem nó resta-nos procurar entender o significado oculto dessa fala.
A primeira conclusão é que Dilma agora está sozinha. Já foi abandonada pelo partido adotivo. O que ela tem a fazer agora é juntar os tarequinhos, fazer a trouxa, botar combustível na vassoura e cair fora.
A segunda, é que, uma vez descartado o volume-morto chamado Dilma, o PT vai tentar se livrar dessa herança maldita para ver se emplaca algum candidato em 2018, possivelmente com a volta do Exu de Garanhuns.
Rui Falcão não tem autonomia para falar para o partido dessa forma. Se o fez, foi com o aval, ou sob o mando da entidade-mor. Essa entidade já fez outras marolas, até atacou o PT, a corrupção do PT, a ganância por cargos, o distanciamento dos ideais, etc., etc., como se ele não tivesse mesmo nada a ver com isso.
Mas essa é a estratégia de Lula. É sempre a mesma. Não há a menor preocupação com a coerência ou a ética. Como bom sindicalista, Lula cuida de si e os outros que se danem. Desdiz hoje o que jurou ontem. Abraça quem dizia detestar. Despreza hoje quem abraçava ontem. Abandona os "cumpanhero" à sua própria sorte.Tudo depende da direção dos ventos do momento. Agora o importante é se descolar de Dilma para garantir a si uma sobrevida política. Isso porque o Exu crê que, mais uma vez, escapará incólume da Lava Jato, como escapou do mensalão e do caso Rosemary.
Será que a mágica dará certo de novo? De qualquer modo, ele pode até não reconhecer, mas é um morto-vivo político, um cadáver insepulto que ainda se arrasta pela cena política procurando manter o protagonismo, sem perceber que a fila andou. É um zumbi, um "walking dead".
Se ainda for candidato, será como reprise, na sessão da tarde, daqueles filmes de terror classe B, que além de não meterem medo em ninguém, chegam a ser tristemente ridículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa